c jovens

Câmara dos Jovens

O Projeto Câmara dos Jovens pretende envolver e valorizar a opinião dos jovens através de exercícios de participação cívica junto da governação local. Os jovens podem “candidatar-se e ser “eleitos” para uma câmara, assumindo uma participação ativa nas decisões políticas do seu concelho. Serão porta-vozes dos seus pares, sendo corresponsáveis pela gestão de um orçamento que lhe será atribuído, numa lógica de diálogo e sustentabilidade. Qualquer jovem com idade compreendida entre os 14 e 21 anos, natural ou residente em Abrantes (mesmo que se encontre fora do concelho) ou que estude num dos estabelecimentos de ensino do concelho, há pelo menos um ano, pode fazer parte de uma das listas candidatas à “Câmara dos Jovens” e ser eleito para cumprir o mandato de um ano.

Fases do Projeto:
Fase 1 – 30 de outubro a 15 de novembro de 2019

Sensibilização e divulgação
Recenseamento dos jovens participantes - dirigido a jovens que residam no concelho de Abrantes, mas não estudem nas escolas aderentes ao projeto «Câmara dos Jovens»

Fase 2 –16 de novembro a 17 de dezembro 2019

Apresentação e verificação de candidaturas

Fase 3 – 18 de dezembro de 2019 a 19 de janeiro
Preparação da campanha eleitoral
Campanha eleitoral
Debate com a participação dos media locais

Fase 4 –20 a 26 de janeiro de 2019
Período de reflexão

Fase 5 – 27 de janeiro a 7 de fevereiro de 2020
Período de votação online
Período de votação presencial – mesas de voto nas escolas

Fase 6 – dia 10 de fevereiro de 2020
Apresentação dos resultados e tomada de posse do executivo da câmara dos jovens.

Cartaz | Regulamento | Anexo I | Anexo II | Anexo III