Jornadas Sociais - Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável

17 objetivos para Transformar o Mundo em nome dos Povos e do Planeta

23 de maio
Estúdio de cinema do Edifício Millennium


09:30 // Sessão de Abertura
Dança étnica
Maria do Céu Albuquerque
Presidente da Câmara Municipal de Abrantes
Catarina Marcelino
Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade 


10:30 // Keynot Speaker
Eugénio da Fonseca
Presidente da Cáritas Portuguesa


Coffee Break – EPDRA

11:15 // Inclusão e Cultura de Paz: Cultivar pessoas – colher brilhos nos olhos
Moderadora Piedade Pinto
Enfermeira no CHMT


Mafalda Ribeiro
Mafalda, de 34 anos de idade, sofre de osteogénese imperfeita, a chamada doença dos ossos de vidro.  Tem apenas 97 centímetros, vive agarrada a uma cadeira de rodas, mas tem uma força de viver inigualável. É formada em Jornalismo e vive sozinha numa casa adaptada à sua mobilidade.


Projeto “Juntos Salvamos Mais Vidas”
Vencedores do 1° lugar do Prémio BPI Séniores no valor de 16.000€, através do projeto Juntos Salvamos + Vidas. Partilha do projeto (Especialização de socorristas seniores para integrarem a equipa de emergência local e atuarem em situação crítica de saúde; ações de formação sobre os sinais de alerta e manobras básicas em caso de paragem cardiorrespiratória) com o objetivo de promover o envelhecimento ativo de uma forma que poderá salvar vidas.


Juventude Mariana Vicentina
Movimento juvenil que tem por objetivo acompanhar os jovens cristãos no crescimento da sua fé. A JMV é convidada a partilhar não só a sua experiência de vida, a capacidade de superação e proactividade de jovens para jovens, empresas, população, profissionais e decisores/as e o que faz a cada dia para transformar o mundo, num esforço de cooperação entre todos/as.


Orçamento Participativo – Carrinha do Cidadão
Celeste Simão
Vereadora da Câmara Municipal de Abrantes
Rui André e Sónia Alagoa
Presidentes de Junta de Freguesia Rio de Moinhos e Fontes


13:00 //  Almoço


14:30 //  Ação de Formação - Emotion Talks – Inteligência emocional

Workshop “Pés no chão e coração nas mãos”
Orador – Ricardo Cabete Workshop destinado a profissionais na área da intervenção social/comunitária (assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, animadores, bombeiros, socorristas) que sensibilize para as questões da Inteligência emocional, como ferramenta de capacitação para o autoconhecimento e expressividade emocional e da sua importância para o equilíbrio pessoal, profissional, bem como para a capacidade de lidar com obstáculos, mudanças e multidesafios da vida quotidiana.

 
24 de Maio
Estúdio de cinema do Edifício Millennium 

09:30 // “Cidadania, Responsabilidade Social e Voluntariado”
Moderadora Sofia Loureiro
Psicóloga CMA


Escola dos Sorrisos
O projeto “Escola dos Sorrisos e do Esquecimento” do Centro de Apoio a Idosos da freguesia de Rio de Moinhos, Abrantes, é destinado a vários extratos da comunidade- reúne um conjunto de ateliês, que vão desde os trabalhos manuais, a leitura e escrita, a troca de saberes, a ginástica, a iniciação da informática, entre outras, e um conjunto de ações de sensibilização.


Coordenadas para a Cidadania Global – Ver, Agir e Transformar
O projeto Coordenadas para a Cidadania Global – Ver, Agir e Transformar, pretende reforçar as competências para a vida dos jovens adultos, numa abordagem inovadora e criativa da Educação para a Cidadania Global. Tem como objetivo geral contribuir para o envolvimento ativo dos cidadãos como co-criadores de uma sociedade mais justa, digna e sustentável, através da dinamização de novos canais de comunicação para a Educação para a Cidadania Global (ECG).


Pegop

ImpactTrip
A ImpacTrip é um operador turístico que promove experiências de Turismo Responsável em Portugal e que desenvolveu o conceito “Turismo Solidário”. O Turismo Solidário é uma nova forma de viajar que combina dois conceitos improváveis, Turismo e Voluntariado, numa experiência de viagem única, contribuindo para o combate às desigualdades sociais fazendo voluntariado num projeto social local.


Coffee Break – EPDRA


11:30 // “Impacto Social – mobilizar, partilhar e reforçar parcerias”
Moderadora Cláudia Paixão
Assistente social CMA


Pay it Forward
O Pay it Forward Portugal (em português conhecido como “Favores em cadeia”) tem como objetivo único distribuir favores. Para tal, usa um processo em árvore, potenciando cada favor numa cadeia multiplicadora


Projeto Bairro ConVida
Câmara Municipal de Abrantes - Tagus – Associação para o desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior – Centro Porta Aberta – Associação Crescer


Betweien

Carrinha da Cidadania


13:00 // Conclusão dos Trabalhos  
Celeste Simão
Vereadora da Câmara Municipal de Abrantes


13:00 // Almoço


14:00 // Carrinha da Cidadania e Feira Mostra “Cooperação e Desenvolvimento”


Carrinha da Cidadania

Escola dos Sorrisos

Parceiros do Projeto Bairro ConVida

Cruz Vermelha

Bombeiros

Rede Social
Betweien – Projeto “Deixa o Bullying Só”
Sensibilizar os intervenientes diretos para o Bullying, de que forma de manifesta e como devemos agir perante as várias situações.




Última data
2017-05-31 15:00
Local
Estúdio de cinema do Edifício Millennium - Rua Dom Lopo de Almeida 95
Abrantes, Portugal
 

Todas as datas

  • De 2017-05-23 09:30 a 2017-05-24 17:30
 

Powered by iCagenda

Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.