Jornadas Sociais - Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável

Moderadora Piedade Pinto
Enfermeira no CHMT

Mafalda Ribeiro
Mafalda, de 34 anos de idade, sofre de osteogénese imperfeita, a chamada doença dos ossos de vidro.  Tem apenas 97 centímetros, vive agarrada a uma cadeira de rodas, mas tem uma força de viver inigualável. É formada em Jornalismo e vive sozinha numa casa adaptada à sua mobilidade.

Projeto “Juntos Salvamos Mais Vidas”
Vencedores do 1° lugar do Prémio BPI Séniores no valor de 16.000€, através do projeto Juntos Salvamos + Vidas. Partilha do projeto (Especialização de socorristas seniores para integrarem a equipa de emergência local e atuarem em situação crítica de saúde; ações de formação sobre os sinais de alerta e manobras básicas em caso de paragem cardiorrespiratória) com o objetivo de promover o envelhecimento ativo de uma forma que poderá salvar vidas.

Juventude Mariana Vicentina
Movimento juvenil que tem por objetivo acompanhar os jovens cristãos no crescimento da sua fé. A JMV é convidada a partilhar não só a sua experiência de vida, a capacidade de superação e proactividade de jovens para jovens, empresas, população, profissionais e decisores/as e o que faz a cada dia para transformar o mundo, num esforço de cooperação entre todos/as.

Orçamento Participativo – Carrinha do Cidadão
Celeste Simão
Vereadora da Câmara Municipal de Abrantes
Rui André e Sónia Alagoa
Presidentes de Junta de Freguesia Rio de Moinhos e Fontes

13:00 //  Almoço

14:30 //  Ação de Formação - Emotion Talks – Inteligência emocional

Workshop “Pés no chão e coração nas mãos”
Orador – Ricardo Cabete Workshop destinado a profissionais na área da intervenção social/comunitária (assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, animadores, bombeiros, socorristas) que sensibilize para as questões da Inteligência emocional, como ferramenta de capacitação para o autoconhecimento e expressividade emocional e da sua importância para o equilíbrio pessoal, profissional, bem como para a capacidade de lidar com obstáculos, mudanças e multidesafios da vida quotidiana.

24 de Maio
Estúdio de cinema do Edifício Millennium

09:30 // “Cidadania, Responsabilidade Social e Voluntariado”
Moderadora Sofia Loureiro
Psicóloga CMA

Escola dos Sorrisos
O projeto “Escola dos Sorrisos e do Esquecimento” do Centro de Apoio a Idosos da freguesia de Rio de Moinhos, Abrantes, é destinado a vários extratos da comunidade- reúne um conjunto de ateliês, que vão desde os trabalhos manuais, a leitura e escrita, a troca de saberes, a ginástica, a iniciação da informática, entre outras, e um conjunto de ações de sensibilização.

Coordenadas para a Cidadania Global – Ver, Agir e Transformar
O projeto Coordenadas para a Cidadania Global – Ver, Agir e Transformar, pretende reforçar as competências para a vida dos jovens adultos, numa abordagem inovadora e criativa da Educação para a Cidadania Global. Tem como objetivo geral contribuir para o envolvimento ativo dos cidadãos como co-criadores de uma sociedade mais justa, digna e sustentável, através da dinamização de novos canais de comunicação para a Educação para a Cidadania Global (ECG).

Pegop

ImpactTrip
A ImpacTrip é um operador turístico que promove experiências de Turismo Responsável em Portugal e que desenvolveu o conceito “Turismo Solidário”. O Turismo Solidário é uma nova forma de viajar que combina dois conceitos improváveis, Turismo e Voluntariado, numa experiência de viagem única, contribuindo para o combate às desigualdades sociais fazendo voluntariado num projeto social local.

Coffee Break – EPDRA

11:30 // “Impacto Social – mobilizar, partilhar e reforçar parcerias”
Moderadora Cláudia Paixão
Assistente social CMA

Pay it Forward
O Pay it Forward Portugal (em português conhecido como “Favores em cadeia”) tem como objetivo único distribuir favores. Para tal, usa um processo em árvore, potenciando cada favor numa cadeia multiplicadora

Projeto Bairro ConVida
Câmara Municipal de Abrantes - Tagus – Associação para o desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior – Centro Porta Aberta – Associação Crescer

Betweien

Carrinha da Cidadania

13:00 // Conclusão dos Trabalhos
Celeste Simão
Vereadora da Câmara Municipal de Abrantes

13:00 // Almoço

14:00 // Carrinha da Cidadania e Feira Mostra “Cooperação e Desenvolvimento”

Carrinha da Cidadania

Escola dos Sorrisos

Parceiros do Projeto Bairro ConVida

Cruz Vermelha

Bombeiros

Betweien – Projeto “Deixa o Bullying Só”
Sensibilizar os intervenientes diretos para o Bullying, de que forma de manifesta e como devemos agir perante as várias situações.

Última data
2017-05-31 15:00