Agir para Prevenir…Sol e Saúde

 A chegada do Verão implica as habituais e apetecíveis idas à praia, nomeadamente, as praias fluviais, para banhos refrescantes e exposição solar, na tentativa de adquirir uma pele bronzeada. Na área de influência do ACES Médio Tejo existem 8 praias fluviais, distribuídas por vários concelhos: Abrantes- Aldeia do Mato; F. Zêzere – Castanheira ou Lago Azul; Mação- Cardigos e Carvoeiro; Ourém- Agroal; Tomar- Alverangel, Montes e Vila Nova-Serra. Destas, três delas foram contempladas com a bandeira azul, o que significa que cumprem um conjunto de critérios de gestão ambiental, educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utilizadores. Por esta razão a Praia Fluvial de Aldeia do Mato foi uma das escolhidas para a ação. 


A exposição solar é neste período do ano e em específico nestes locais, mais intensa e, por vezes pouco cuidada. Pese embora, a radiação ultravioleta traga benefícios ao ser humano, como a síntese de vitamina D, a sensação de bem-estar físico e mental e a produção de melanina para a proteção da pele, a excessiva exposição ao sol é de longe a causa principal de lesões da pele, podendo ir de ligeiras insolações, queimaduras e envelhecimento prematuro, ao aparecimento de melanoma, o mais mortífero dos cancros da pele.

Desta forma, importa informar e alertar a população para os cuidados a ter com a exposição solar, não apenas nestes momentos de lazer, mas em qualquer atividade que exija momentos de exposição solar, com indispensáveis medidas de prevenção geral.

Apesar da radiação solar ser um fator ambiental com impacto relevante na saúde das pessoas, convém salvaguardar outros fatores tão importantes tais como: a qualidade da água, quer para consumo humano, quer para banhos, a segurança alimentar em dias de altas temperaturas e a proteção do meio ambiente. Assim, o projeto incide sobre duas áreas de intervenção, saúde ambiental e promoção da saúde e prevenção da doença oncológica.

 
 População alvo

Veraneantes e utilizadores da Praia Fluvial de Aldeia do Mato.

Objetivos
• Promoção da saúde e prevenção da doença oncológica:
• Informar sobre cuidados a ter com o sol (horas exposição, roupa, proteção) hidratação e alimentação
• Alertar para os efeitos do calor na saúde (desidratação e golpe calor)
• Alertar para os riscos da exposição excessiva ao sol (queimaduras, cancro pele)

• Informar sobre sinais de alerta do cancro da pele e incentivar ao autoexame

Saúde ambiental
• Informar sobre os riscos para a saúde da ingestão de água não controlada;
• Informar sobre a importância da qualidade da água para banhos e os seus efeitos na saúde;
• Informar sobre os fatores de risco envolvidos nas toxinfeções alimentares, em particular em dias mais quentes, e quais as formas de prevenção das mesmas;
• Sensibilizar e envolver as pessoas na proteção do meio ambiente, particularmente nos ecossistemas sensíveis como são as praias fluviais.

Atividades
• Sensibilização através de contacto direto com a população alvo reforçada com a distribuição de material informativo;
• Utilização da unidade móvel da USP para exposição de cartazes, visualização de filme e outros, reforçando as intervenções de educação para a saúde individuais ou em grupo;


Última data
2017-08-18 10:00
Local
Praia Fluvial de Aldeia do Mato - R. Principal, 2200-601
Portugal
 

Todas as datas

  • 2017-08-18 10:00
  • 2017-08-04 10:00
 

Powered by iCagenda

Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.