A Administração do Concelho - Mostra Documental

Órgão da Administração Central, com atividade se registada a nível local, foi criado pela Carta de Lei de 25 de Abril de 1835, desenvolvida pelo decreto de 18 de julho do mesmo ano. Era sua incumbência tomar contas aos testamenteiros e administradores de vínculos, morgados e capelas, assim como às Confrarias, Irmandades, Misericórdias, Hospitais e outros estabelecimentos de piedade e beneficência. Acresciam a estas, funções policiais, a inspeção das escolas públicas, o recenseamento da população, a emissão de passaportes e dos bilhetes de residência, o registo civil, entre outras. Estas atribuições conferidas aos administradores dos concelhos foram sendo gradualmente restringidas no decorrer dos anos, em consequência, quer da autonomia concedida às corporações e corpos administrativos, quer da transferência da parte das suas competências para outras entidades. Rematando esta tendência, o Decreto nº 9356 de 8 de janeiro de 1924 acabaria por suprimir o cargo de administrador do concelho. O período cronológico da documentação a expor vai de 1702 a 1950.

2017-09-04 00:00 - 2017-12-29 00:00
Arquivo Municipal Eduardo Campos - Via Industrial 1 2