Colónia de Férias

A Câmara Municipal de Abrantes promove e organiza, anualmente, uma colónia de férias com idosos e crianças, que decorre na praia de Pedrógão, nos meses de julho e agosto.
Desenvolvida no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social (PDS), com a realização desta atividade anual, o município pretende promover padrões de envelhecimento saudável e ativo da população residente no concelho, maximizando a qualidade de vida da população sénior e fomentando, também, a sua inclusão ativa e valorização no seio da comunidade. Por outro lado, pretende-se estimular a capacitação e inclusão de grupos sociais vulneráveis, nomeadamente em crianças e jovens que integram famílias disfuncionais, proporcionando-lhes um conjunto de atividades durante o período de verão, que promovam o bem-estar integral, favoreçam o crescimento saudável e possibilitem o processo de integração e socialização.
As atividades, que podem ser realizadas na praia ou no pinhal, incluem, entre outros, jogos de rua e teatro e são desenvolvidas com a orientação de vários monitores, apelando à criatividade, responsabilidade e participação das crianças e jovens e/ou no interior da casa, com momentos de reflexão e melhor conhecimento de si mesmos.
Sendo esta uma iniciativa de sucesso, desde há nove anos a esta parte, a Câmara Municipal, em conjunto com entidades com competência nas áreas da infância e juventude, seleciona os participantes que evidenciam maiores dificuldades financeiras e/ou de integração social, contando com cerca de 16 crianças/jovens, dos 7 aos 16 anos de idade.
Quanto aos idosos, procedeu-se à seleção dos mesmos com a colaboração das três IPSS`s que se mostraram interessadas em participar, contando este ano com a participação de 19 utentes dos Centros de Dia de Rio de Moinhos, Souto e Vale das Mós,
Toda a atividade é integralmente suportada pela Câmara Municipal de Abrantes.