Carrinha do Cidadão

No dia 30 de julho, no Carvalhal, o presidente da Câmara Municipal de Abrantes entregou ao presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos a chave da viatura adquirida pela autarquia para funcionar como gabinete itinerante de apoio às populações das freguesias de Rio de Moinhos, Martinchel, União das Freguesias de Aldeia do Mato e Souto, Fontes e Carvalhal.
A Carrinha do Cidadão, importante instrumento de apoio às populações mais distantes da sede do concelho, integra o pacote de projetos que foram decididos pelos habitantes do concelho de Abrantes, no âmbito do Orçamento Participativo (edição de 2016), sendo o autor do projeto o cidadão Rui André.
A Junta de Freguesia de Rio de Moinhos manifestou interesse em assumir a liderança desta
parceria com a Câmara e fará agora a articulação com as demais juntas de freguesia da área de abrangência do projeto para definição do calendário de passagem/paragem pelas localidades das cinco freguesias, as quais apresentam um maior índice de envelhecimento.
Será criado um posto de trabalho e alocada formação nas áreas de intervenção desta unidade móvel que prestará apoio à população no acesso a serviços básicos sobre diversos aspetos da vida diária, nas vertentes da saúde (prevenção básica); da ação social (recolha de receitas e entrega de medicamentos ou informação e encaminhamento de processos) e apoio administrativo da relação do cidadão com a administração local e central.
Para efetivar este projeto do orçamento participativo, a Câmara de Abrantes investiu 60 mil euros na aquisição da viatura e do equipamento para a mesma.
“Este é um projeto da sociedade civil que vai estar ao serviço das pessoas”, sublinhou o presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, evidenciando a premissa associada aos orçamentos participativos da democracia participativa.
Entretanto, a Câmara comprometeu-se a monitorizar o desempenho deste serviço e a avaliar a possibilidade de replicar o serviço ao sul do concelho.