Nova ferramenta tecnológica alargada a mais escolas do concelho

O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, acompanhado pela vereadora Celeste Simão, assinalou o alargamento de entrega dos kits “Laboratório de Aprendizagem” a mais oito escolas do Ensino Básico numa visita às escolas de Rossio ao Sul do Tejo e Chainça, durante a manhã do dia 27 de novembro.

Encontrámos professores e alunos entusiasmados por poderem contar com esta nova ferramenta tecnológica que capacita alunos e professores a desenvolverem um ambiente educativo de excelência e de combate ao insucesso e ao abandono escolar.

Para estimular o uso das soluções tecnológicas, a parceria entre o Município de Abrantes, o Parque de Ciência e Tecnologia e os Agrupamentos de Escolas promove o projeto T-CODE. Neste projeto a aprendizagem faz-se em contexto escolar e consiste no desenvolvimento de capacidades de raciocínio num pensamento de grupo, com o objetivo de definir um algoritmo que irá permitir aos alunos desenvolver a programação (em Scratch, HTLM e Python). Um trabalho que permite articular os conceitos apreendidos no âmbito dos programas curriculares das diversas disciplinas com o recurso ao computador e que conta com o apoio em sala dos técnicos do Parque de Ciência e Tecnologia.

A partir desta data, o Concelho de Abrantes conta já com o envolvimento das escolas básicas do concelho, num total de 27 turmas, com 516 alunos, dos 3º e 4º anos de escolaridade e cerca de 30 professores, num total de investimento de 180.488,22€ (IVA inc.). Recorde-se que este programa designado por “Laboratórios de Aprendizagem Mocho XXI- 2ª Geração”, estimulado pelo projeto T-CODE, está a ser desenvolvido desde o ano letivo 2018/19 e até ao momento está já implementado nas escolas básicas n.º 1 de Abrantes; M.ª Lucília Moita; Tramagal; Chainça e EB/JI António Torrado; Rio de Moinhos; S. Miguel do Rio Torto; Abrantes n.º 2; Bemposta; Rossio ao Sul do Tejo; Pego; Alvega e Mouriscas.

Cada Kit é composto por: 21 Tablets Híbridos com teclado e sistema operativo Windows; 4 Dispositivos PI-TOP com inventors Kit e conteúdos para aulas de programação e robótica; 1 Access Point com armazenamento local de 500 GB e bateria; 1 Projetor HD, bateria e projeção wireless; Software de Gestão dos dispositivos; 2 Malas de transporte e armazenamento seguro dos equipamentos em utilização constante.

A aquisição destes kits de aprendizagem pelo Município de Abrantes foi cofinanciada pelo CENTRO2020, PORTUGAL2020 e Fundo Social Europeu.