Conselho Municipal de Educação

O Conselho Municipal de Educação (CME) é um órgão consultivo do concelho que congrega todas as entidades com responsabilidade direta ou indireta nas questões escolares e tem como objetivo analisar e acompanhar o funcionamento do sistema e propondo ações para torná-lo melhor com oportunidades mais iguais para os alunos.
De acordo com a legislação em vigor, o Conselho Municipal de Educação de Abrantes, funciona por períodos correspondentes ao mandato autárquico.
Neste sentido, após o inicio do presente mandato autárquico foram promovidas reuniões com todos os parceiros envolvidos, nomeadamente os docentes do pré-escolar, básico e secundário, as associações de pais e de estudantes, as forças de segurança, as instituições públicas de solidariedade social com intervenção na área da educação e as instituições de ensino superior. Nessas reuniões foram eleitos os representantes de cada parceiro para integrar o CME para o quadriénio 2018-2021. Para além das reuniões, foram também contactadas todas as restantes entidades que têm assento no CME, para nomearem o seu representante.
Para os 4 anos de trabalho é intenção da autarquia manter e aprofundar o trabalho de proximidade com os agentes educativos locais, com especial destaque para o envolvimento e participação ativa no desenvolvimento do Projeto Educativo Municipal e na colaboração e partilha de responsabilidades na definição da rede de ofertas educativas a nível do nosso concelho. Mas também, reunir os contributos e opiniões dos parceiros envolvidos e criar uma plataforma de entendimento entre todos, para que se possa caminhar no sentido de uma melhor adequação às necessidades educativas reais do concelho.
A constituição do CME para o presente mandato autárquico, cuja proposta foi aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal de 20 de abril é a seguinte:

Presidente da CMA, Maria do Céu Albuquerque;
Presidente da Assembleia Municipal, António Mor
Vereadora Responsável pela Educação, Celeste Simão
Presidente da J.F. de Abrantes (S. Vicente e S. João) e Alferrarede, Bruno Tomás;
Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, Bruno Santos;
Instituições Ensino Superior Público CLA-Universidade Aberta; Liliana Vasques
Docentes Ensino Secundário Público - Agrupamento de Escolas n.º 2 de Abrantes; João Pedro Céu;
Docentes Ensino Básico Público - Agrupamento de Escolas n.º 2 de Abrantes, Maria Dulce Leitão;
Docentes Edu. Pré-Escolar Pública - Agrupamento Escolas n.º 2 de Abrantes, Maria de Fátima Silva;
Estabelecimentos de Educação e de Ensino Básico e Secundário Privados - Associação Jardim Escola João de Deus, Rute Milheiro;
Associações de Pais e Encarregados de Educação - Associação de Pais da E.B. de Chainça, Luís Bandarra;
Associação de Pais da E.S. Dr. Manuel Fernandes, Natália Margarido;
Associações de Estudantes Associação de Estudantes da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, Laura Branco;
I.P.S.S. que desenvolvam atividade na área da educação - CRIA – Centro de Recuperação e Integração de Abrantes; José Carlos Veríssimo;
Serviços Públicos de Saúde ACES Médio Tejo, Paula Gil Telo;
Centro Distrital de Santarém da Segurança Social, Paula Cristóvão
Centro de Emprego e Formação Profissional do Médio Tejo, Samuel Pereira;
Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do I.P.D.J., Eduarda Marques;
Polícia de Segurança Pública, Daniel Marques;
Conselho Municipal de Juventude, Luís Filipe Dias;
Agrupamento de Escolas N.º 1 de Abrantes, Jorge Costa:
Agrupamento de Escolas N.º 2 de Abrantes, Alcino Hermínio;
Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, João Quinas