caminhos

Caminhos do Ferro - de 11 a 16 de abril

“Caminhos” de encontro de grupos culturais locais, regionais e nacionais. Abrantes integra, em conjunto com os restantes 12 concelhos que integram a CIMT - Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, a Rede de Itinerância “Caminhos” que resulta em três roteiros temáticos de formação e animação cultural. O caminho do Ferro que decorre entre 11 e 16 de abril sob o movimento da dança; o caminho da Água que navega com música entre 11 e 16 de julho e o Caminho da Pedra que é explorado com o Teatro entre 10 a 15 de outubro.

fb imagens11

13.abril.17 // 15:00

Praça Barão da Batalha

“Circo à Mostra” de Erva Daninha

A Companhia Erva Daninha tem como missão a criação de circo contemporâneo explorando o diálogo entre diferentes expressões das artes performativas. O circo contemporâneo mostra-se aqui e ali. Surge nos objetos manipulados e equilibrados com mestria e nas linhas dos diábolos que não são invenção recente, como tantos julgam, mas técnica milenar chinesa. Diferentes técnicas que se cruzam com quem passa no caminho através das criações de artistas da companhia Erva Daninha ou que colaboram regularmente com ela, como é o caso de Dídac Gilabert [troposfera.xyz], Fernando Romão e Manuel Brito.

fb imagens13

13.abril.17 // 21:30
Praça Raimundo Soares

Galandum Galundaina - Caminhos do Ferro

Galandum Galundaina faz parte da genealogia de uma região com um património musical e etnográfico único, que durante muito tempo ficou esquecido. Ao longo dos últimos 20 anos o grupo contribuiu para o estudo, preservação e divulgação da identidade cultural das Terras de Miranda, Nordeste Transmontano.
O seu trabalho de investigação e recolha, junto de pessoas mais velhas com conhecimentos rigorosos do legado musical da região, a par da formação académica na área da música, concretizou-se num sentido renovado no modo de entender as sonoridades que desde sempre conheceram. Com a sua música não procuram criar novos significados, mas antes descrever os lugares e a vida; encontrar as raízes que permitem que a cultura se desenvolva.

fb imagens5

11 a 16.abril.17 // 16:00
Tramagal

Percurso Artístico Yola Pinto

A bailarina e coreógrafa Yola Pinto convida todos a acompanhá-la num percurso artístico em Abrantes, na estação de Tramagal, com uma viagem dançada “No Voo longo e Suspenso do Tramagal”. Os passos partem da estação ferroviária local, mas também das palavras de Eduardo Duarte Ferreira, homem que a terra conhece bem e associa à robustez da metalurgia e à leveza da borboleta que a simboliza. Este é um passeio misto, feito de chão-terra, por locais centenários que se revisitam e ganham novas formas como se acabados de sair da forja. Neste caminho não se sente a temperatura do fogo, mas o calor humano dos Tramagalenses que guiam os visitantes.