Inauguração do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Abrantes seguida de Caminhada

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Abrantes está inserido no Programa Nacional de Marcha e Corrida, iniciativa conjunta do Instituto Português de Desporto e Juventude e da Federação Portuguesa de Atletismo. Este Centro, sediado no Estádio Municipal de Abrantes, presta apoio a todos os interessados na prática de atividades de caminhada e corrida, bem como aos que praticam regularmente de forma não orientada e desejam ser aconselhados para potenciar o seu treino.  Este Centro dispõe de 4 percursos com distâncias entre os 5 e 8,5 Kms, para fazer face aos objetivos dos praticantes.

A saúde é, hoje em dia, um dos maiores problemas existentes nas sociedades modernas. Estes estão associados à inatividade física das populações e ao sedentarismo progressivo, tais como: obesidade, cancro, doenças cardíacas, hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, osteoporose, depressão e morte prematura. Estes problemas poderiam ser evitados, caso as pessoas dedicassem um mínimo por semana à prática de exercício físico.

Estudos comprovam que esse tempo de atividade física moderada é o suficiente para se obterem grandes benefícios para a saúde e para qualidade de vida.

A caminhada e a corrida são as atividades físicas que, pelas suas características e benefícios proporcionados a quem as pratica, melhor se adequam a estas recomendações.

- Promover e incentivar a prática regular de atividade física da população;

- Combater o sedentarismo;

- Aumentar a oferta no que a possibilidades de prática de atividade física diz respeito;

- Fomentar um estilo de vida ativo junto da comunidade local;

- Contribuir para o aumento do número de praticantes de marcha e corrida de lazer e de recreação;

- Promover a inclusão social.

Benefícios físicos associados à participação no programa e à prática de exercício físico em geral:

- Melhoria do bem-estar e da qualidade de vida;

- Redução da gordura corporal e ajuda no controlo do peso;

- Redução do colesterol;

- Aumento da força, flexibilidade e coordenação (reduz o risco de quedas);

- Melhoria da condição dos ossos e articulações (ajuda a combater a osteoporose e a osteoartrite);

- Redução da pressão sanguínea (pressão arterial);

-Redução do risco de doença coronária e de ataque cardíaco.

Funcionamento

Este serviço funciona semanalmente às segundas e quartas-feiras, das 18:00 às 19:00. Independentemente do horário de prescrição, o praticante pode realizar a sua atividade física quando bem entender.

Inscrições

Qualquer cidadão pode usufruir deste serviço, a qualquer altura do ano, desde que se inscreva no Programa Nacional de Marcha e Corrida na receção do Estádio Municipal de Abrantes. Aqueles que tenham idade igual ou inferior a 15 anos, terão obrigatoriamente que ser acompanhados por um adulto responsável por si, também devidamente inscrito no referido Programa.

Equipamento

O praticante deverá usar fato de treino, calções ou t-shirt (de acordo com as condições meteorológicas), calçado desportivo confortável, garrafa de água e boné.

Apoio técnico

Os técnicos com formação especializada, em função da condição física e dos objetivos de cada um, aconselharão a realização dos percursos e exercícios mais adequados à sua prática desportiva.

+Info

Município de Abrantes