Torneio Internacional de Iniciados

Com o intuito de valorizar e sublinhar a importância do notável trabalho, que se desenvolve com regularidade em Abrantes, nos escalões de formação na área do futebol, o Município de Abrantes recupera este desafio do Torneio Internacional de Iniciados.
Além da valorização dos nossos atletas representados na Seleção Concelhia, jogando com equipas e atletas de patamares qualitativos e competitivos elevados, este evento de âmbito internacional pretende contribuir para o desenvolvimento do Concelho de Abrantes.

Calendário
16 de agosto
18:30 // Jogo A // Futebol Clube do Porto VS Seleção Concelhia de Abrantes // Campo nº 1 Cidade Desportiva de Abrantes // Grupo 1
20:15 // Jogo B // Boavista Futebol Clube VS Sport Lisboa e Benfica// Campo nº 1 Cidade Desportiva de Abrantes // Grupo 2


17 de agosto
10:00 // Jogo C // Seleção Concelhia Abrantes VS Sporting Clube de Portugal // Campo de jogos Comendador Eduardo Ferreira, em Tramagal // Grupo 1
10:00 // Jogo D // Real Clube Celta de Vigo VS Boavista Futebol Clube // Campo de jogos do Pego // Grupo 2
18:00 // Jogo E // Futebol Clube do Porto VS Sporting Clube de Portugal // Campo nº 1 Cidade Desportiva de Abrantes // Grupo 1
19:45 // Jogo F // Sport Lisboa e Benfica VS Real Clube Celta de Vigo // Campo nº 1 Cidade Desportiva de Abrantes // Grupo 2

18 de agosto
09:30 // Jogo G // 3.º Classificado Grupo I VS 3.º Classificado Grupo II // Campo Cuf em Alferrarede // Apur 5.º/6.º
09:30 // Jogo H // 2.º Classificado Grupo I VS 2.º Classificado Grupo II // Campo nº 1 Cidade Desportiva de Abrantes // Apur 3.º/4.º
11:15 // Jogo I // 1.º Classificado Grupo I VS 1.º Classificado Grupo II // Campo nº 1 Cidade Desportiva de Abrantes // Apur 1.º/2.º


Regulamento | Calendário PDF

O Município de Abrantes tem procurado atingir um patamar estrutural e competitivo que faz do Torneio Internacional de Iniciados uma referência incontornável, edição após edição. Prosseguimos com um ambicioso modelo organizativo que reúne, desde 2002, equipas participantes de excelência, garantido uma competição de elevada qualidade para todos os intervenientes no escalão de iniciados (sub-15). 

Retomado em 2017, a 13ª edição do nosso Torneio volta a implicar as entidades parceiras -Associação de Futebol de Santarém e a Federação Portuguesa de Futebol - numa relação de referência para os praticantes da modalidade e para o seu percurso formativo. A ação destas entidades foi determinante para a requalificação das infraestruturas desportivas de Alferrarede, do Pego e de Tramagal, cujos clubes acolhem jogos deste Torneio, algo que muito enaltecemos e reconhecemos.
Reafirmamos o nosso propósito em reforçar a dimensão social do desporto e do futebol em particular e a reconhecer o valor do trabalho que é promovido, anos após ano, pelos nossos clubes na qualificação dos nossos jovens atletas.
Procurámos, desde a primeira hora, valorizar este Torneio, convidando antigas glórias da modalidade que jogaram nos mais representativos clubes, quer nacionais quer internacionais e na própria Seleção Nacional - Shéu, Chalana, Paulo Sousa, Paulo Futre, Oceano, Emílio Peixe, Filipe Ramos - para servirem de motivação e de exemplo a estes jovens que agora iniciam o seu percurso.
Nesta edição, muito nos honra contar com o José Couceiro como Patrono. A sua longa e notável carreira enquanto futebolista, treinador e dirigente de futebol, exprime a relevância que oferece a esta modalidade desportiva.
A todas as equipas que participam nesta edição, um sentido agradecimento e o desejo de que todos os dirigentes, treinadores e atletas tenham a marca deste Torneio como sinónimo de sucessos desportivos.
Aos nossos clubes e a todos os que os representam, aos nossos treinadores, liderados pelo Rui Horta e aos nossos jovens jogadores, divirtam-se. Sejam exemplo da consequência do trabalho duro, da perseverança, da disciplina, do desportivismo e do trabalho em equipa, essenciais no futebol.
Façamos todos do desporto e especialmente deste Torneio um motivo de orgulho, respeito, dedicação e companheirismo.
Sejam bem-vindos a Abrantes, destino desportivo de excelência.


Manuel Jorge Valamatos
Presidente da Câmara Municipal de Abrantes

 
 A Associação de Futebol de Santarém tem o prazer e o privilégio de se associar a mais uma Edição do Torneio Internacional de Iniciados de Abrantes. É um torneio de elevada importância para a região e mesmo para o Distrito de Santarém, as suas anteriores edições, colocaram-no, como uma referência nacional no futebol de formação no escalão de iniciados. Trata-se de uma aposta, ano após ano vencedora e, cada vez mais, necessária, para acentuar os valores inerentes ao Desporto, Saúde, Formação e vivência entre atletas, técnicos e clubes. 

Não deixo também de acentuar que esta preocupação com a Formação Desportiva, em que este torneio é um excelente exemplo, de realçar que a Federação Portuguesa de Futebol, e em particular a Associação de Futebol de Santarém, estão empenhadas no prosseguimento do processo, de maior rigor, competência e qualidade na formação dos jovens futebolistas, em prol do reconhecimento da sua excelência.
Quer-se uma Formação mais exigente, conhecedora, e especialmente adequada aos atletas e aos clubes.
O nosso reconhecimento a todos os intervenientes pelo o esforço e dedicação que tornam possível o Torneio Internacional de Iniciados de Abrantes, já reconhecido, pela sua apetência e qualidade, continuando a ser um exemplo, e incentivo a todos os jovens.
A todos os participantes e em particular aos jovens jogadores, desejo que com fair-play e desportivismo, aproveitem esta oportunidade para desfrutarem do convívio e da amizade.


Francisco Jerónimo
Presidente da Associação de Futebol de Santarém

 
 Um espaço de crescimento conjunto.

Quando se decide organizar um Torneio com estas características, e dimensão, assume-se uma responsabilidade que vai muito para além do jogo. A importância deste espaço vai muito para além da vitória. Claro que todos querem ganhar, desempenhar bem as suas funções, mas os jogadores, e as equipas, crescem e desenvolvem-se em torno de um conjunto de princípios e valores. Matérias que não têm possibilidade de negociação, e Abrantes não abdica da sua responsabilidade social e educacional. Este é o ponto central deste espaço de crescimento conjunto. Na verdade, todos os intervenientes nestes três intensos dias acabam o fim-de-semana como vencedores. Esta é a grande vitória dos organizadores. Todos os anos.
É importante formar a ganhar. Os campeões fazem-se com vitórias. Mas nunca um jovem pode crescer sem respeito pelos adversários. Mesmo que em última instância isso possa colocar em causa a vitória.
Bastava este aspecto, para ser para mim uma honra poder estar associado a tão nobre iniciativa, a XIII edição do Torneio.
Mas há mais. Muito mais. A começar pela participação de todos os outros agentes, sejam treinadores e árbitros, dirigentes e patrocinadores, e claro está, toda a equipa da autarquia.
Todos percebem que só com três boas equipas temos um bom jogo. Os árbitros e os adversários são elementos fundamentais para que a nossa equipa participe num jogo com mais qualidade. Mas também quem está na retaguarda, que tanto tempo dedica a esta causa, vê reconhecida a sua dedicação.
Abrantes promove a aproximação entre interior e litoral, norte e sul, uma realidade que devia ser constante. Este Torneio é um excelente exemplo de como podemos todos estar mais perto uns dos outros.
Parabéns pelo exemplo. Bem hajam.


José Peyroteo Couceiro
Treinador de futebol e Patrono do Torneio



Datas
2019-08-16 16:00 - 2019-08-18 18:00
Local
Cidade Desportiva de Abrantes - R. Dra. Maria do Carmo Dantas
Abrantes, Portugal
 

Todas as datas

  • De 2019-08-16 16:00 a 2019-08-18 18:00
 

Powered by iCagenda

Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.