Caracterização do Concelho

 

O Concelho de Abrantes é o maior em dimensão e o terceiro mais populoso da região do Médio Tejo. Estende-se por cerca de 713.46 km2 e segundo os Censos de 2011, tem uma população de 39 325 habitantes. Pertence ao distrito de Santarém, integrando a NUT II da Região Centro. Os concelhos limítrofes são Sardoal e Vila de Rei a Norte, Mação e Gavião a Este, Ponte de Sôr e Chamusca a Sul e Constância e Tomar a Oeste.

Situado no centro do território de Portugal Continental, é ponto de confluência de zonas diferentes, como o Ribatejo, a Beira Baixa e o Alto Alentejo. Esta posição levou a que muitas fossem as influências registadas na cultura local, facto que lhe atribuiu características muito sui generis e com alguma diversidade mesmo no interior do Concelho consoante as diferentes áreas geográficas.

 
A sua localização geoestratégica privilegiada faz de Abrantes a cidade mais central do país, com uma rede de acessibilidades que permite a rápida ligação a qualquer ponto do país e mesmo a Espanha.

Do ponto de vista dos recursos naturais, Abrantes usufrui de dois dos maiores recursos hídricos do País: o Rio Tejo (que atravessa o concelho numa extensão de cerca de 30 km) e a Albufeira de Castelo do Bode.

Tem 13 freguesias com características bastante diferentes, fruto também da própria paisagem que as envolve, cada uma delas tem conseguido manter os seus saberes e tradições e desenvolver atividades económicas compatíveis com a rentabilização dos seus recursos naturais.

É uma cidade de serviços, mas também com forte vocação e tradição industrial que, cada vez mais, tem vindo a afirmar a sua posição estratégica na região.


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.