luis dias

•  Museus e Património

Quartas-feiras

Habilitações académicas e profissionais

Licenciatura em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Curso de Especialização em Ciências Documentais, variante de Biblioteca, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa.
Curso de Especialização em Ciências Documentais, variante de Arquivo, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Curso de Gestão Pública da Administração Local (GEPAL) no Centro de Estudos de Formação Autárquica (CEFA), em Coimbra.
Frequência do Mestrado em Arquivos, Biblioteca e Ciência de Informação da Universidade de Évora, com a defesa da tese de dissertação sobre a Gestão Integrada de um Sistema de Informação e Documentação Municipal.

Percurso profissional

De 2011 a outubro de 2013 - Chefe da divisão de cultura da Câmara Municipal de Torres Novas.
De 2008 a 2010 - Chefe da divisão de Bibliotecas e Museus da Câmara Municipal de Torres Novas.
De 2007 a 2013 - Diretor Técnico das Bibliotecas Municipais de Torres Novas.
De 2003 a 2007 - Técnico Superior de Biblioteca, Documentação e Arquivo na Câmara Municipal de Constância.
Formador para os grupos de trabalho de professores-bibliotecários de redes escolares concelhias da direção regional de Lisboa e Vale do Tejo.
Cogestor de projetos em eventos de recriação história (Constância, 2007; Torres Novas, 2010, 2011, 2012 e 2013).
De 2003 a 2013 - Programador de múltiplos eventos de índole literácica e cultural.
Desde 2003 - Formador de cursos de biblioteconomia e arquivística de diferentes instituições de ensino superior e outras entidades públicas e privadas.
De 2000 a 2003 – Historiador no Gabinete de Apoio Técnico de Abrantes.
Autor de monografias e de opúsculos de cariz historiográfico com abrangência local e regional.
De 1998 a 99 - Historiador no Município de Gavião.
Desde 1997 - Professor em estabelecimentos de ensino básico, secundário e universitário.
Investigador credenciado.
Colaborador pontual em periódicos locais.
Dirigente associativo.