Componente de Apoio à Família

A Câmara de Abrantes aprovou no dia 15 de outubro os acordos de cooperação que operacionaliza a Componente de Apoio à Família (CAF) nas escolas do 1º ciclo, destinada a assegurar o acolhimento e o prolongamento das crianças na escola, antes e após o término das aulas, bem como durante os períodos de interrupção das atividades letivas e férias escolares e a realização de atividades diversas.
Trata-se de resposta social às crianças e às famílias, prevista não só nas disposições legais em vigor, como também no Eixo 1 do Projeto Educativo Municipal de Abrantes – Dispositivos de melhoria dos níveis de qualidade do sucesso escolar. Esta resposta reforça a generalização do conceito de escola a tempo inteiro, pois sempre que a necessidade das famílias o justifique, pode ser oferecida uma CAF, assegurada por associações de pais, juntas de freguesia, entre outras, mediante acordo com os agrupamentos de escolas e com a Câmara Municipal.
Para além da Câmara, os parceiros envolvidos na concretização desta resposta social às famílias são os Agrupamentos de Escolas Nº1 e 2, as associações de pais das escolas António Torrado; Chainça; Rio de Moinhos; Tramagal; E.B. n.º 2 de Abrantes; Maria Lucília Moita; Bemposta; Mouriscas; Pego; Rossio ao Sul do Tejo e S. Miguel do Rio Torto e a FAJUDIS.