CIMT alarga rede de transportes

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus Municípios associados, em estreita articulação com os Operadores de Transporte, vão proceder ao alargamento da rede de serviços essenciais de transporte, vigente desde o dia 27 de abril. De referir que esta rede, agora com novos serviços, continuará a ser de utilização gratuita.

Com o arranque das aulas presenciais para os alunos do ensino secundário e com a abertura de um conjunto de serviços a partir do dia 18 de maio, considera a CIM do Médio Tejo ser importante o reforço do acesso ao transporte público, com as devidas condições de segurança sanitárias.

Neste sentido, irá proceder-se ao aumento da oferta já existente com novas ligações em transporte público que, para além de servirem também a população em geral, pretendem assegurar as necessidades de transporte para os alunos do ensino secundário, a funcionar no período de 18 de maio a 26 de junho.

Este alargamento teve em conta o levantamento de necessidades de transporte dos alunos, efetuado junto dos Municípios e dos Agrupamentos de Escolas para o ensino presencial. Como também, resultou de um trabalho articulado com os Operadores de Transporte de modo a salvaguardar as necessidades de transporte identificadas.

A gratuitidade deste serviço surge como medida de mitigação da transmissão do Coronavírus e medida de promoção do serviço público de transporte para todo o Médio Tejo, neste período decorrente da pandemia COVID-19.

Recorda esta CIM que se deverá manter o cumprimento das orientações de saúde pública, nomeadamente a entrada e saída dos passageiros pelas portas traseiras dos autocarros. É ainda obrigatória a utilização de máscaras durante a viagem de modo a minimizar os riscos de transmissão do vírus.

Para além do reforço da oferta dos serviços de transporte público operados pela Rodoviária do Tejo, e de modo a salvaguardar a resposta às necessidades de transporte identificadas em todas as localidades, a CIM do Médio Tejo vai proceder à intensificação da oferta do transporte a pedido em algumas ligações e/ou horários em que a rede de serviços essenciais, operados pela Rodoviária do Tejo, não permita dar uma resposta adequada.

Neste contexto, serão ainda definidas circulações específicas de transporte a pedido para as escolas, mediante as necessidades existentes. Nestes serviços específicos do transporte a pedido, está também garantida a gratuitidade dos mesmos.

Por último, informa a CIM do Médio Tejo que os serviços de transporte, nos concelhos de Ferreira do Zêzere e Vila de Rei serão assegurados através de meios próprios dos respetivos Municípios. No concelho de Sertã o Município assegurará, adicionalmente, os serviços de transporte através da ativação de serviços escolares especializados.

Para mais informações, consulte a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou a Linha de Apoio ao Cliente da Rodoviária do Tejo (tlf: 249 78 78 78).