Bibliotecas em Rede

A Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas do Médio Tejo foi formalizada em Abrantes, no dia 28 de setembro, numa cerimónia realizada no auditório da Biblioteca Municipal António Botto, através da assinatura do acordo de cooperação entre a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), na pessoa da sua presidente, Maria do Céu Albuquerque e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), através do seu diretor, Silvestre de Almeida Lacerda.

Envolvendo as bibliotecas públicas dos 13 municípios que compõem a CIMT, o acordo estabelecido consolida o trabalho em rede por parte das bibliotecas municipais, desenvolvido há cerca de dois anos, tendo como premissas, consolidar os públicos existentes e a atrair novos utilizadores; promover e incentivar a leitura; melhorar os serviços prestados aos munícipes; Qualificação dos serviços das bibliotecas públicas e privilegiar a articulação com as bibliotecas escolares.

A concretização desta rede de bibliotecas públicas decorre da estratégia da DGLAB e o projeto do Médio Tejo é financiado pelo Programa Operacional Centro 2020. Foi apresentado um site colaborativo da região do Médio Tejo, a Wiki Médio Tejo (http://wikitejo.mediotejo.pt/), um repositório identitário que possibilita a divulgação, a edição e a partilha de conteúdos locais e regionais dos Município do Médio Tejo, considerados relevantes para as aprendizagens. É um instrumento de coesão do território que apresenta informação sobre a região, de forma sistematizada e organizada por áreas, incluindo um espaço para pesquisa avançada.