Parques Industriais

Servindo uma população que vai muito além das suas fronteiras concelhias, Abrantes tem hoje um relevante papel polarizador de toda a sub-região em que está inserida. A excelente localização e as boas acessibilidades que Abrantes detém, fazem com que seja um polo dinamizador relevante no desenvolvimento industrial e na estrutura do emprego, na região.

Muitos têm sido os empresários que apostam em investir no Parque Industrial de Abrantes, devido à sua boa localização, em especial a proximidade da A23.

 
O concelho de Abrantes tem vindo a beneficiar de uma aposta sistemática e consistente ao nível da consolidação da envolvente de suporte à atividade empresarial, a qual tem contribuído positivamente para criar condições de referência nos domínios do acolhimento de novos investimentos e do apoio ao desenvolvimento da atividade económica.

Do ponto de vista do acolhimento empresarial interessa assinalar que Abrantes dispõe desde há vários anos de uma importante base de ativos infraestruturais com relevância para a atração e fixação de investimento privado a qual inclui:

• O Parque Industrial - Zona Norte e Zona Sul;
• A Zona Industrial do Pego;
• A Zona Industrial do Tramagal;


 
Estas infraestruturas elencadas disponibilizam soluções de acolhimento físico de perfil mais convencional, assentes na oferta de lotes de terreno para instalação de unidades empresariais com exigências específicas em termos de consumo de espaço, infraestruturas técnicas de suporte e segregação física em relação a espaços urbanos. A gestão destas infraestruturas é efetuada diretamente pelo Município, correspondendo a venda de lotes, a preços atrativos, ao mecanismo de disponibilização de terrenos normalmente utilizado junto dos respetivos utilizadores.


Documentos

Regulamento de venda e instalação de lotes/parcelas no Parque Industrial de Abrantes
Programa de candidatura de cedência de Lotes/parcelas


Parque Industrial – Zona Norte e Zona Sul

O Parque Industrial de Abrantes corporiza o principal e mais diversificado polo de concentração de atividades económicas do concelho, facto que está muito associado à sua relação de grande proximidade com o nó da autoestrada A23 e com a própria cidade. A matriz industrial deste Parque está historicamente ligada à instalação do grupo Companhia União Fabril (CUF) em Alferrarede, assistindo-se mais recentemente a uma crescente diversificação por via do acolhimento de atividades relacionadas com o comércio grossista e as utilities. O desenvolvimento futuro desta infraestrutura – que mantém capacidade disponível para a instalação de novos investimentos – beneficia da existência de um Plano de Pormenor plenamente eficaz para a Zona Norte e o Plano de Urbanização de Abrantes (PUA) para a Zona Sul, regendo-se o processo de atribuição de lotes pelo Regulamento Municipal de Venda e Instalação de Lotes/ Parcelas no Parque Industrial de Abrantes.

 
Documentos
Regulamento de venda e instalação de lotes/parcelas no Parque Industrial de Abrantes
Programa de candidatura de cedência de Lotes/parcelas
Mapa Parque Industrial Zona Norte
Regulamento do Plano de Pormenor do Parque Industrial


Links úteis

Plano de Pormenor do Parque Industrial Zona Norte
Mapa de acessos - Parque Industrial


Zona Industrial do Pego

Relativamente à Zona Industrial do Pego, a perspetiva do Município assenta no seu entendimento enquanto reserva estratégica para a fixação de investimentos produtivos de média e grande dimensão (i.e. exigindo lotes com 3 ou mais hectares). Para além da Central Termoelétrica do Pego (cuja implantação remonta ao final dos anos 80) existe a Silicália (instalada há cerca de uma década). É de assinalar, neste caso, a inexistência de qualquer instrumento específico de ordenamento da infraestruturação e ocupação desta Zona Industrial, aspeto que favorece uma gestão flexível numa base case-by-case.

 
Documentos
Regulamento de venda e instalação de lotes/parcelas no Parque Industrial de Abrantes
Programa de candidatura de cedência de Lotes/parcelas

Links úteis

Mapa de acessos

 



Zona Industrial do Tramagal

A Zona Industrial do Tramagal corresponde, por seu turno, a uma infraestrutura cujas raízes remontam ao final do século XIX através da iniciativa de um industrial do setor metalúrgico originário desta freguesia (Duarte Ferreira) e que ganhou novo impulso com a instalação da Mitsubishi há cerca de três décadas. Esta Zona Industrial é servida pela Linha da Beira Baixa. A Zona Industrial do Tramagal integra a área de intervenção do Plano de Urbanização do Tramagal. 

 
Documentos
Regulamento de venda e instalação de lotes/parcelas no Parque Industrial de Abrantes
Programa de candidatura de cedência de Lotes/parcelas

Links úteis

Mapa de acessos


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.