O Plano Estratégico ABRANTES@2020 posiciona-se como um instrumento de natureza estrutural e estruturante para a condução da ação do Município de Abrantes ao longo do período 2014-2020, fixando a Visão de Desenvolvimento ambicionada para o concelho nesse horizonte temporal e a carteira de intervenções que se pretende implementar de modo a fazer evoluir a situação de partida no sentido desejado. Para além de constituir uma sequência natural e necessária dos exercícios de planeamento estratégico iniciados pelo Município em 1995 e em 2007, este Plano representa também a base fundamental para a alavancagem de um novo ciclo de desenvolvimento para o concelho.


O documento que agora se apresenta sintetiza os principais resultados e propostas de um processo de trabalho que combinou dimensões de natureza analítica, estratégica e programática, assim como uma aposta transversal na auscultação e recolha de contributos junto de uma grande diversidade de atores internos e externos ao Município.

 
Pela sua relevância específica, interessa assinalar que o contributo que a dimensão participativa é suscetível de vir a aportar ao Plano Estratégico encontra tradução a dois níveis principais:
• a nível externo, o envolvimento ativo dos stakeholders assume-se como um fator potenciador da sua identificação com a Visão de Desenvolvimento preconizada, viabilizando assim uma maior mobilização de recursos, competências e capacidades de iniciativa em favor da obtenção de ganhos de eficácia e eficiência coletiva;
• a nível interno, o envolvimento ativo dos serviços municipais assume-se como um fator potenciador do alinhamento de toda a organização em torno das opções estratégicas e programáticas adotadas, viabilizando assim uma maior focalização da sua atividade na operacionalização e implementação do Programa de Ação proposto.

Em termos de estrutura, este documento encontra-se organizado em função dos seguintes três Capítulos principais:
• Síntese do Diagnóstico Estratégico (Capítulo 2);
• Visão de Desenvolvimento e Objetivos Estratégicos (Capítulo 3);
• Programa de Ação (Capítulo 4).

O documento contempla ainda um Anexo com as Fichas de Ação que materializam o Programa de Ação do Plano Estratégico ABRANTES@2020.

 

Plano Estratégico ABRANTES@2020
Apresentação


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.