Informação Geográfica - Toponímia

21/02/2011 - Freguesia de São Miguel do Rio Torto;
02/06/2009 - Freguesia de Rio de Moinhos;
07/04/2009 - Cidade de Abrantes (parte) e Freguesia de Mouriscas;
16/12/2008 - Freguesias de Aldeia do Mato, Alferrarede (Alferrarede-Velha, Casais de Revelhos e Casal das Mansas), Alvega, Bemposta, Carvalhal, Concavada, Martinchel, São Facundo, S. Vicente (Sentieiras, Paúl e Abrançalha de Cima), Souto e Vale das Mós.

Toponímia de Abrantes no formato Shapefile
Normas para atribuição de Toponímia e Número de Polícia
Placas

Consultar a toponímia do concelho à distância de um clique, constitui um marco relevante na informação aos munícipes.

É facultada através do Sistema de Informação Geográfica (SIG).

Aceder aqui

Possibilita uma consulta de fácil acesso à realidade existente no terreno, para além de mais rápida e fiável. Resulta de um processo contínuo de actualização da toponímia concelhia, a que acresce a georreferenciação da informação existente em simultâneo com a actualização/correcção e localização dos diferentes topónimos do concelho. Esse trabalho foi realizado em parceria com as Juntas de Freguesia, nomeadamente para os aglomerados, onde a mesma não se encontrava certificada. A toponímia (“nome de um lugar”), constitui uma fonte dos valores culturais, da história, da geografia ou dos costumes locais, reflectindo uma memória colectiva. ”. Apresenta-se como uma ferramenta essencial, seja do ponto de vista do estudo, ou da referência geográfica, localização. Nesse âmbito, o trabalho realizado por “Eduardo Campos”, constitui um marco para a cidade de Abrantes reflectido no livro “Toponímia Abrantina”.

Galeria de Mapas