BRASÃO DO MUNICÍPIO
De fundo azul, uma estrela de 8 raios de prata em abismo, acompanhada de 4 flores-de-lis de ouro, postas em cruz, e de 4 corvos de sua cor, postos em aspa e volvidos em cortesia para a estrela. Coroa mural de 5 torres de prata. Listel branco, com a legenda, a negro, "Abrantes".
INTRODUÇÃO
O município de Abrantes tem adoptado, desde 1994, a utilização de um logo/marca como elemento de comunicação gráfica. Tendo como objectivo o reconhecimento iconográfico, esta imagem pretende-se que identifique a instituição e que permita aos receptores reconhecer imediatamente, qualquer mensagem proveniente do município.
Por outro lado, tem existido uma tentativa de comunicação interna. Os funcionários da autarquia devem entendê-la como uma imagem institucional, como um empenho comum, uma filosofia partilhada.
A imagem harmoniosa e global do município é um elemento essencial para este fim.
DESAFIO
O desenvolvimento dos logótipos/símbolos, tem como apoio três elementos: o carácter histórico da cidade, representado pelo castelo; a cidade e a “terra”; e a água.
Ao longo dos diversos redesenhos existiu uma vontade de manter os elementos como continuidade, no entanto, o desafio lançado pelo novo executivo, foi a de criar uma “nova identidade” apoiada em diversos pressupostos gráficos, partindo-se para uma solução de maior identificação e harmonia de novos elementos.
Assim, esta imagem teria uma maior identificação do concelho, não esquecendo a sede do mesmo. A ideia de “mais” será a base da assinatura e mais elementos terão que ser contemplados, porque o concelho tem hoje novos factores iconográficos que merecem relevo.
SOLUÇÃO
A nova identidade corporativa incorpora a constante evolução da organização e dos seus serviços, projectando a imagem de flexibilidade da instituição e de todo o concelho.
A partir de 19 elementos [freguesias] redesenha-se uma nova silhueta da cidade de Abrantes, vista desde o Rossio ao Sul do Tejo. Tendo como primeiro plano o rio Tejo e os recursos hídricos do concelho, outros elementos vão surgindo no espaço/forma da simbologia adoptada.
Teve-se em consideração a Cidade Imaginária, o Castelo, o Centro Histórico, as pessoas, a Torre de Comunicações e o elemento não visível, mas presente, que é o empreendedorismo. O elemento triângulo surge como componente que se une através dos vértices. As formas ligam-se entre elas, dando a ideia de comunidade viva e agregada. As cores são associadas ao território natural. Em relação ao logótipo “Abrantes”, houve a intenção de dar maior destaque ao mesmo. Na anterior versão a palavra “município” tirava evidência ao nome do concelho. No entanto, existem várias versões com as quais o símbolo e os diversos nomes ou assinatura vão conviver. Permitindo numa escala reduzida o nome “Abrantes” ter leitura com o realce que merece.