eleicoes autarquicas-2025

Eleições Autárquicas 2025 - 12 de outubro

Realizam-se, no próximo dia 12 de outubro, as Eleições Autárquicas, sendo eleitos os representantes nos órgãos das autarquias locais: Câmaras Municipais, Assembleias Municipais e Assembleias de Freguesia.


Voto Antecipado


No caso das Eleições Autárquicas, a Lei Eleitoral para os Órgãos das Autarquias Locais não prevê a realização voto antecipado nos moldes em que os cidadãos eleitores o podem fazer em outras eleições.


Os eleitores em situação de internamento hospitalar, de prisão ou os estudantes deslocados, podem solicitar votar antecipadamente.


Já os cidadãos que não se encontrem nestas condições, para poderem votar antecipadamente terão que ter declaração comprativa da situação de impedimento por motivos profissionais.


Uma vez que os boletins de voto são únicos para cada um dos órgãos, para votar antecipadamente (entre 2 e 7 de outubro) o eleitor terá que votar na Câmara Municipal do Município onde está recenseado, não carecendo de prévia inscrição. No entanto, para o exercício desse voto, o eleitor tem que ter declaração comprativa da situação de impedimento.

 

Para qualquer questão, pode contactar diretamente os serviços através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .


 

• Voto antecipado no território nacional - por motivos profissionais


Entre 2 e 7 de outubro – vote na câmara do município onde está recenseado.


Consulte o Folheto Informativo (motivos profissionais) para saber quem pode votar antecipadamente.


No Municipio de Abrantes, deve dirigir-se aos serviços, no horário normal de expediente e manifestar essa vontade. Deve ser portador de documento de identificação (cartão de cidadão ou bilhete de identidade) e de documento comprovativo do impedimento por motivos profissionais.

 

• Voto antecipado dos estudantes, doentes internados e presos, não privados de direitos políticos


Até 22 de setembro – inscreva-se dirigindo um requerimento ao presidente da câmara onde se encontra recenseado, para que lhe seja remetida a documentação necessária.


Nestas eleições, a plataforma para a inscrição para o voto antecipado não se encontra disponível por não se encontrar prevista na lei.


Entre 29 de setembro e 2 de outubro – o presidente da câmara municipal do concelho onde o eleitor se encontra desloca-se ao estabelecimento de ensino/hospitalar/prisional e recolhe o voto.


Consulte o Folheto Informativo (estudantes), o Folheto Informativo (doentes) ou Folheto Informativo (presos)


 

Modelos de requerimento

• Eleitores estudantes deslocados

• Eleitores doentes internados

• Eleitores presos e não privados de direitos políticos

 

 

Para consultar mais informações sobre o processo eleitoral nos sites oficiais da Comissão Nacional de Eleições e da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna.

 

Editais e informação relevante para o ato eleitoral pode ser consultada aqui.

 


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desempenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.