luis dias

Cultura, Museus, Património e Turismo
Bibliotecas e Arquivos
Sistemas de Informação

Todos os dias (mediante pré-agendamento)

Habilitações académicas e profissionais

Licenciatura em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, concluída em julho de 1997.

Curso de Especialização em Ciências Documentais, variante de Biblioteca, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, concluído em julho de 2002.
Curso de Especialização em Ciências Documentais, variante de Arquivo, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, concluído em julho 2003.
Curso de Gestão Pública da Administração Local (GEPAL), no Centro de Estudos de Formação Autárquica (CEFA), em Coimbra, concluído em outubro de 2009.
Frequência do Mestrado em Arquivos, Biblioteca e Ciência de Informação da Universidade de Évora, com a defesa da tese de dissertação sobre a Gestão Integrada de um Sistema de Informação e Documentação Municipal.

Percurso profissional

De 2 de janeiro de 2011 a 19 de outubro de 2013 - Chefe da divisão de cultura da Câmara Municipal de Torres Novas.
De 17 de abril de 2008 a 31 de dezembro de 2010 - Chefe da divisão de Bibliotecas e Museus da Câmara Municipal de Torres Novas.
De novembro de 2007 até outubro de 2013 - Diretor Técnico das Bibliotecas Municipais de Torres Novas.
De novembro 2003 a dezembro 2007 - Técnico Superior de Biblioteca, Documentação e Arquivo na Câmara Municipal de Constância.
Entre 2003 e 2013 - Programador de múltiplos eventos de índole literácica e cultural.
Entre 1997 e 2013 - Professor em estabelecimentos de ensino básico e secundário e universitário.
Entre 1998 e 1999 - Historiador no Município de Gavião.
Entre 2000 e 2003 - Historiador no Gabinete de Apoio Técnico de Abrantes.
Cogestor de projetos em eventos de recriação história (Constância, 2007; Torres Novas, 2010, 2011, 2012 e 2013).
Formador de cursos de biblioteconomia e arquivística de diferentes instituições de ensino superior e outras entidades públicas e privadas.
Formador para os grupos de trabalho de professores-bibliotecários de redes escolares concelhias da direção regional de Lisboa e Vale do Tejo.
Autor de monografias e de opúsculos de cariz historiográfico com abrangência local e regional.
Colaborador pontual em periódicos locais.

Percurso político/público

Desde outubro de 2013 - Vereador no Município de Abrantes, exercendo tutela sobre os pelouros da Cultura, Desporto, Património e Museus, Associativismo, Juventude, Bibliotecas e Arquivo e Turismo.
Desde outubro de 2013 - Presidente do Conselho Municipal de Juventude de Abrantes.
Desde outubro de 2013 - Vice-Presidente da Direção da ArtemRede, projeto de cooperação cultural intermunicipal, desde outubro de 2013;
Até outubro de 2013 - Dirigente associativo.

Representações

Turismo Centro de Portugal;
ARTEMREDE - Teatro Associados;
Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2.