O Espaço do Cidadão (EdC), à semelhança do anterior Balcão Multisserviços (BMS), é um posto de atendimento do tipo balcão único que agrega a prestação de vários serviços de diferentes entidades do Estado. A principal inovação é a de proporcionar ao munícipe um atendimento digital assistido no acesso aos serviços do Estado, com recurso à internet. A sua implementação foi coordenada pela AMA em parceria com o Município de Abrantes e com as entidades públicas prestadoras de serviços desta natureza. A Rede de Espaços do Cidadão é coordenada pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) que resulta na disponibilização, num balcão único, de variados serviços de diversas entidades, onde o cidadão também beneficia de um atendimento digital assistido, que lhe permite conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online. O leque de serviços disponibilizados é alargado e, a todo o momento, poderão ser acrescentadas novas funcionalidades ou serviços. Salienta-se, contudo, que os serviços prestados no EdC são serviços de reduzida complexidade, pelo que o EdC não se substituiu à entidade da administração central responsável pelo serviço.
No EdC pode tratar/pedir:
ADSE - Direção-Geral de Proteção Social aos Trabalhadores em Funções Públicas • Pedidos e renovações de Cartão Europeu de Seguro de Doença • Pedidos de 2ª via do Cartão de Beneficiário (com ou sem alteração de dados)
• Emissão de Declaração de IRS • Emissão de declaração para efeitos de complementaridade • Consulta de Conta-Corrente do Beneficiário • Alteração de Nome/NIB/ Morada de beneficiário • Entrega de documentos de despesa • Navegação assistida ADSE Direta: • Dados pessoais do benificiário
• Cuidados de Saúde com limites no regime livre
• Declaração para efeitos IRS • Documento único de cobrança • O meu acesso a prestadores convencionados • Conta corrente do regime livre
+info:
http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/MF/ADSE/pt/ORG_adse+++direcao+geral+de+protecao+social+aos+trabalhadores+em+funcoes+publicas.htm
CGA - Caixa Geral de Aposentações • Entrega de requerimento de pensão de sobrevivência • Pedido de reembolso de despesas de funeral • Pedido de subsídio de Morte • Entrega de requerimento de subsídio de funeral • Entrega de requerimento de subsídio por assistência de terceira pessoa e de subsídio mensal vitalício • Entrega de requerimento de aposentação de ex-subscritor • Entrega de requerimento de contagem de tempo de ex-subscritor • Pedido de alteração de dados pessoais • Entrega de requerimento para pagamento de quotas de subscritores na situação de Licença sem vencimentos e situações equiparadas
+info:
http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/MF/CGA/pt/ORG_caixa+geral+de+aposentacoes.htm
Segurança Social - Centro Nacional de Pensões
• Pedido de alteração de morada • Pedido de bonificação de tempo de serviço • Pedido de cálculo provável de montante de pensão • Pedido de complemento de dependência • Pedido de complemento solidário para idosos • Pedido de pensão de velhice • Pedido de pensão social de velhice • Pedido de pensão de viuvez • Pedido de pensão social de viuvez • Pedido de prestação por morte • Pedido de reembolso de despesas de funeral • Pedido de subsídio de funeral
+info:
http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/MSSS/DGSS/pt/ORG_direccao+geral+da+seguranca+social.htm
Segurança Social – Instituto da Segurança Social
• Pedido de alteração de morada • Pedido de subsídio de doença • Pedido de subsídio social de desemprego subsequente • Pedido de subsídio de assistência a netos • Pedido de abono de família para crianças e jovens • Pedido de abono pré-natal • Pedido/Renovação de Cartão Europeu de Seguro de Doença • Outros serviços disponíveis na Segurança Social direta. Por exemplo: pedido de pensão de velhice, alteração de NIB e realização da prova escolar • Consulta de Número de Identificação de Segurança Social (NISS) • Pedido de declaração de situação contributiva - não aplicação de sanções (não foram aplicadas coimas ou outras sanções pela Segurança Social às entidades por não cumprimento das suas obrigações legais) • Prestação de informações com base nos guias práticos do site ISS
+info:
http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/MSSS/ISS/pt/ORG_instituto+da+seguranca+social.htm
Agência para a Modernização Administrativa - Portal do Cidadão
• Pedido de alteração de morada no Cartão do Cidadão • Confirmação de alteração de morada no cartão do cidadão • Pedido de certidões de Registo Civil, Predial e Comercial
+info:
http://www.portaldocidadao.pt/
Direção Geral do Consumidor
• Receção de reclamações • Pedidos de Informação • Encaminhamento para a rede de apoio ao consumidor endividado + info http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/MEE/DGC/pt/ORG_direccao+geral+do+consumidor.htm
| | SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras
• Marcação de renovação da autorização de residência • Marcação de renovação do Cartão de Residência (para cidadãos da União Europeia e seus familiares) • Marcação de renovação da autorização de residência; • Marcação da prorrogação da permanência (para cidadãos titulares de visto de trânsito, curta duração ou estada temporária) • SAPA - sistema automático de pré-agendamento de atendimento dos cidadãos que pretendam entrar, permanecer, sair ou que estejam em situação que implique afastamento do território nacional
+info:
http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/MAI/SEF/pt/ORG_servico+de+estrangeiros+e+fronteiras.htm
IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes
• Carta de condução: • Alteração de Morada • Revalidação • Segunda Via (duplicado) • Averbamento do Grupo 2 (restrição 997) • Substituição
+info:
http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/MEE/IMTT/pt/ORG_instituto+da+mobilidade+e+dos+transportes.htm
ACT - Autoridade para as Condições de Trabalho • Registo de contrato de trabalhadores estrangeiros; • Queixas e denúncias (com encaminhamento das mesmas para o serviço desconcentrado mais próximo) • Aquisição de livros e publicações à ACT • Disponibilização e submissão de formulário destinado ao esclarecimento de dúvidas • Simulador de cálculo do valor a receber no final do contrato de trabalho
• Formulários - Formulários e minutas
+info: http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/MSSS/ACT/pt/ORG_autoridade+para+as+condicoes+do+trabalho.htm
Direcção-Geral da Administração da Justiça • Registo criminal – certificado de pessoa singular • Registo de contumácia – certificado
+info:
http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/MJ/DGAJ/pt/ORG_direccaogeral+da+administracao+da+justica.htm
IGAC - Inspeção-Geral das Atividades Culturais • Registo Propriedade Intelectual - Averbamento • Registo Propriedade Intelectual - Certidão • Registo Propriedade Intelectual - Registo de Obra • Registo Propriedade Intelectual - Registo de Nome Literário / Artístico
+info:
http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/PCM/IGAC/pt/ORG_inspeccaogeral+das+actividades+culturais.htm
Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas • Pedidos de Certidões Paroquiais • Pedidos Certidões Judiciais
+info:
http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/PCM/DGLAB/PT/ORG_direcao+geral+do+livro++dos+arquivos+e+das+bibliotecas.htm?flist=s
Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana • Submissão candidaturas “Porta 65”
+info:
http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/MAMAOT/IHRU/pt/ORG_instituto+da+habitacao+e+da+reabilitacao+urbana.htm?flist=s
SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde • Portal do Utente • Despesas de saúde reembolsos • Consulta médica no hospital • Dádiva de Sangue • Cartão Nacional de Dador de Sangue • Direitos e Deveres do utente • Pesquisa Prestadores (Farmácias, Hospitais, entidades SNS,…) • Registo Informação clínica de utente para partilha com SNS • Lista de espera para cirurgia - eSIGIC • Transferência de Centro de saúde • Inscrição no centro de saúde • Cartão de utente do serviço nacional de saúde • Cartão de utente do serviço nacional de saúde para cidadão estrangeiro • Saúde Oral • Cheques dentista - pesquisa de médicos aderentes • Reclamação / elogio ou sugestão • Marcação de Consulta • Listar Consultas • Cancelar Consultas • Medicação crónica - prescrição • Medicação crónica - consulta de estado da prescrição • Medicação crónica - listar autorizações • Isenção de taxas moderadoras - pedido • Isenção de taxas moderadoras - reclamação • Isenção de taxas moderadoras - histórico • Isenção de taxas moderadoras - alteração/cancelamento
+info:
https://servicos.min-saude.pt/utente/portal/paginas/default.aspx
Localização
Loja de Cidadão de Abrantes Rua Nª Senhora da Conceição, Nº 33 – 1º Piso 2200 – 392 Abrantes E-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Atendimento presencial: 2ª a 6ª feira das 09:00 às 16:00
|