Comunicação municipal

A Comunicação Municipal tem como principal objetivo a difusão pública, ou seja, a divulgação das decisões dos órgãos municipais com vista à eficácia externa a que a lei obriga, quer na Constituição da República Portuguesa, quer na Lei 5-A/2002 de 11 Janeiro (alteração à Lei 169/99 de 18 Setembro).
Na Câmara Municipal de Abrantes a comunicação é desenvolvida pelo Gabinete de Comunicação, que tem como principais objetivos:

• Promover de forma adequada, interna e externamente a comunicação e imagem institucional do Município e da atividade dos seus órgãos, valorizando os diferentes canais de comunicação da autarquia, ajustados aos desafios das tecnologias da informação e comunicação;
• Desenvolver suportes de comunicação sobre as atividades da câmara municipal, como, catálogos, cartazes, outdoors, muppies, flyers, roteiros, boletim municipal, merchandising, entre outros;
• Estabelecer contactos com os órgãos de comunicação social, recolher e analisar a informação veiculada e manter organizado o respetivo arquivo, constituindo um repositorium municipal;
• Assegurar uma adequada articulação com os órgãos de comunicação social nacional e regional com vista à difusão da informação municipal;

Gabinete de Comunicação
O Gabinete de Comunicação articula-se em três áreas distintas: a Informação, o Design e as Tecnologias e é constituído por: três Técnicas de Comunicação (na área da Informação); um Técnico Fotografia e TIC (na área das Tecnologias); três Designers (na área do Design e Design e Tecnologias) e um Técnico (para apoio geral).

Para além da promoção de campanhas de informação municipal feitas junto dos munícipes, através dos meios de comunicação social, do boletim municipal ou da execução de brochuras, flyers, de entre outros, o Gabinete de Comunicação é também responsável pela divulgação das atividades culturais e desportivas que a Autarquia promove através das suas diferentes divisões.

São exemplos de meios que a Câmara tem ao seu dispor para a divulgação dos eventos:
• Spots publicitários nas rádios locais;
• Publicidade na imprensa;
• Outdoors - execução e afixação de painéis informativos / promocionais;
• Portal do Município, em permanente atualização, contendo, na página inicial, destaques de eventos e notícias, bem como informação institucional;
• Página no Facebook;
• A participação em Feiras e Exposições com o Stand Multimédia do município, também da responsabilidade deste serviço.

Exemplo de que a comunicação municipal é também constituída por ações específicas onde o município promove a sua identidade, a sua marca, proporcionando assim tanto o incentivo ao investimento, como a procura do município por agentes económicos.

Câmara Municipal de Abrantes
Gabinete de Comunicação