Umas das funções fulcrais dos técnicos de serviço social é o atendimento social, que permite o conhecimento de cada situação de forma individual e a avaliação da situação sociofamiliar e económica do agregado familiar a trabalhar. De seguida apresentamos de forma pormenorizada no que consiste o atendimento social: • Apoio prestado à população que recorre ao serviço e preconizado mediante a utilização de procedimentos técnico-cientÃficos tendentes à identificação e caracterização das situações apresentadas de forma a encontrar, em conjunto com os interessados, respostas que solucionem ou diminuam o problema social existente.
• Tendo em conta os diferentes contextos e tipos de intervenção realizada no âmbito da Ação Social, existem dois tipos de atendimento diferenciados:
Atendimento de 1ª linha/Acolhimento Social
Serviço de primeira linha que faz a triagem, selecionando designadamente as situação-problema a encaminhar para acompanhamento social/atendimento de 2ª linha; • Faz o despiste e o pré-diagnóstico, informa, orienta, aconselha e apoia os indivÃduos e famÃlias em situação de vulnerabilidade social ou noutras situações de dificuldades pontuais; • Deve ainda desenvolver ações de carácter preventivo, tendo em conta as causas e as diferentes manifestações dos problemas sociais; • Refere-se ao acolhimento do cidadão/ã, bem como, à prestação básica de informação e orientação; • Atendimento geral e polivalente, dirigido a toda a população independentemente da situação-problema apresentada pela pessoa. | | Atendimento de 2ª linha ou Acompanhamento Social
• Visa articular as diferentes respostas qualificadas à s problemáticas sociais diagnosticadas, sendo acionado por encaminhamento do atendimento de primeira linha; • Dirigido a indivÃduos/famÃlias, direcionado como resposta a uma problemática social concreta, que implica a intervenção técnica através do acompanhamento sistemático; • Este tipo de atendimento destina-se a trabalhar determinada vertente do problema e é também realizado mediante articulação com outras entidades. • É no 2º atendimento que se consolida o diagnóstico social;
Nota: Todos os atendimentos são registados no formulário de registo estatÃstico do atendimento social e os seus elementos são introduzidos, posteriormente, na base de dados.
Procedimentos possÃveis após o atendimento • Arquivar o registo de atendimento, sempre que a situação fique resolvida no imediato; • Proceder à abertura de processo, se a situação se enquadrar nos apoios/programas existentes no Serviço de Ação Social/MunicÃpio.
Procedimentos após abertura do processo • Acionar mecanismos para resolução da situação-problema e/ou encaminhamento para o técnico responsável pela área e/ou para outro Serviço; • Elaborar informação interna quando depende de decisões superiores; • Executar ou acionar os mecanismos necessários para cumprimento da decisão superior.
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