Parcerias Locais

Para melhorar a qualidade de vida das pessoas e das famílias, temos vindo a intervir na primeira linha ou integrados em parcerias multidisciplinares de cooperação institucional: Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ); Rede Social; Projeto de Intervenção Precoce; RSI.

Comissão de Protecção de Crianças e Jovens

A CPCJ é uma entidade que assente numa parceria, localmente desenvolve a estratégia de promoção e protecção das crianças e jovens que se encontram em situação de risco. De modo a criar as condições para uma intervenção adequada e eficaz o município dentro das suas possibilidades participa activamente na comissão tanto na disponibilização de Recursos Humanos como logísticos

Rede Social de Abrantes

Uma das principais acções desenvolvidas pelo Município na área social, tem sido a dinamização e o apoio ao desenvolvimento do projecto Rede Social, na tentativa de reunir e gerir os recursos necessários para a resolução de problemas de exclusão social/pobreza, com uma participação activa e concertada dos diversos parceiros.
Actualmente é o Município quem preside o Conselho Local de Acção Social, bem como coordena o Núcleo Executivo disponibilizando os recursos necessários para que esta forma de trabalhar o social se agilize.

Projecto de Intervenção Precoce

A intervenção precoce visa criar condições facilitadoras do desenvolvimento global de crianças com deficiência ou em risco de atraso grave de desenvolvimento, assim como as suas famílias.
A intervenção precoce concretiza-se através do trabalho de equipa, integrando o Município a equipa de supervisão à qual compete acompanhar, supervisar e avaliar as necessidades diagnosticadas nos territórios.

Rendimento Social de Inserção

O Rendimento social de Inserção é uma política social, que visa combater a pobreza através de uma prestação pecuniária. Todo o trabalho desenvolvido no âmbito do RSI visa a integração social das pessoas/famílias que estão numa situação de vulnerabilidade económica, sendo solicitado aos diversos parceiros locais o apoio possível para a integração profissional e social destas pessoas.
Também neste programa o município participa com a gestão e acompanhamento dos processos da Freguesia de S. João.