Exposição “Maria de Lourdes Pintasilgo”


Depois do confinamento, na Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, poderá visitar a exposição biográfica de Maria de Lourdes Pintasilgo, abrantina, que foi a primeira mulher a assumir o cargo de primeira-ministra em Portugal.

Esta exposição, gentilmente cedida pela Fundação Cuidar o Futuro, tem curadoria de Margarida Santos, presidente da Fundação, sendo a expografia da responsabilidade de Moana Santos e Carlos Serrano Ferreira.

 
Maria de Lourdes Pintasilgo nasceu em Abrantes, a 18 de janeiro de 1930, e liderou o V Governo Constitucional, de 31 de julho de 1979 a 3 de janeiro de 1980, na III República Portuguesa, e foi candidata às eleições presidenciais em 1986.

Formou-se em Engenharia Química e, desde muito cedo, assumiu a liderança de associações e entidades ligadas a movimentos de mulheres ou estudantis, tendo participado ativamente na política institucional em Portugal.

Maria de Lourdes Pintasilgo faleceu a 10 de julho de 2004, em Lisboa, aos 74 anos.


Maria de Lourdes Pintasilgo - Homenagem pela Associação Feministas em Movimento


No dia em que assinalamos o aniversário dos 91 anos do nascimento de Maria de Lourdes Pintasilgo, conhecida como sendo um exemplo de dedicação à causa pública e ligada a movimentos de mulheres ou estudantis, deixamos aqui um vídeo dedicado à abrantina, produzido pela Associação FEM – Feministas em Movimento..


Maria de Lourdes: curiosa e brilhante


Neste dia dedicado a Maria de Lourdes Pintasilgo, apresentamos o vídeo sobre o livro “Maria de Lourdes: curiosa e brilhante”, da autoria de Rosabela Afonso, com ilustrações de Sara Afonso, da editora ORO (Caleidoscópio). “Pudesse ela cumprir os seus ideais e o país, quiçá o mundo, hoje seria bem melhor. Lutou com uma força e capacidade de trabalho que causava a admiração de quem a conhecia e com ela trabalhava”.


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.