Lazer

Percurso

Ao entrar em Aldeia do Mato, encontra do lado direito a Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, do século XVIII, podendo também visitar em Carreira do Mato a Igreja do Sagrado Coração de Maria e a Capela de Pucariça Nossa Senhora Rainha do Mundo. Ao descer em direção à Barragem de Castelo do Bode, pode admirar as fontes de São João e de São José. Do miradouro junto ao Cruzeiro é possível apreciar uma excelente paisagem sobre a albufeira de Castelo do Bode, onde propomos que goze de um dos muitos atrativos turísticos do Concelho de Abrantes: a Praia Fluvial (um espaço público, aberto de 1 de Maio a 31 de Outubro, todos os dias das 14.30 às 20.00 horas, aos sábados, domingos e feriados das 10.00 às 20.00 horas). Uma zona de desportos náuticos que dispõe dos seguintes equipamentos: piscina flutuante e vigiada, cais de acostagem, estacionamento, instalações sanitárias, aluguer de canoas - kayaks e gaivotas e parque de merendas. Para apoio a estas atividades há ainda um bar com esplanada, onde poderá simplesmente desfrutar do excelente ambiente natural da albufeira. Tem ainda a possibilidade de desenvolver as seguintes atividades de aventura: percursos pedestres, percursos BTT, orientação, tiro com arco, slide, rapel, escalada, passeios de Moto4.

Os acessos pedestres à albufeira podem ainda ser feitos por Carreira do Mato, Cabeça Gorda, Bairro Fundeiro, Aldeia do Mato e Vale Manso. No Souto para além da ótima paisagem sobre a albufeira de Castelo do Bode, aconselhamos um pequeno itinerário pela aldeia.

Ao entrar no Souto é possível observar o Coreto, mais à frente a Igreja de São Silvestre (Padroeiro da Paróquia de Souto), com uma nave e teto de três planos. De acordo com o Inventário Artístico de Portugal "destaca-se a imagem de Nossa Senhora da Piedade com 67 cm do final do século XVI, foi pintada e estofada posteriormente". Conta-se que a Igreja primitiva estava localizada noutro local. Prossiga com a visita, em direção à capela de Santo António. No fim desta rua, há uma bela paisagem sobre a freguesia vizinha, Fontes e sobre a albufeira de Castelo do Bode. Ao sair do Souto não deixe de visitar no Santuário de Nossa Senhora do Tojo, a capela, a fonte e o coreto.

O que comer
Migas de couve com bacalhau assado
Açorda de sável
Migas carvoeiras com entrecosto