A união de freguesias

História
Calcula-se que a existência de Aldeia do Mato seja anterior ao séc. XIII. Nessa altura teria o nome de Aldeia da Mata, devido à quantidade de lenha existente. No passado, a grande fonte de rendimento desta Freguesia eram as oliveiras e o pinhal. A construção da Barragem de Castelo do Bode em 1951, levou ao desaparecimento de grande parte dos campos de oliveiras que ficaram submersos. O Souto foi sede de freguesia de 21 de Outubro de 1629 a 29 de Setembro de 2014, altura em que na sequência de uma reorganização do território, passou a integrar a União das Freguesias de Aldeia do Mato e Souto. A grande quantidade de castanheiros estará na origem do nome Souto.

Oragos
Aldeia do Mato - Santa Maria Madalena
Souto - São Silvestre

As Festas e Romarias
Aldeia do Mato - último fim de semana de Julho
Cabeça Gorda - último fim de semana de Agosto
Carreira do Mato - quarto domingo de Agosto
Atalaia - último fim de semana de Junho
Souto - terceiro domingo de Agosto

Tradições
Todos os anos por ocasião do dia de Reis (6 de Janeiro) comemoram-se os Reis e as Janeiras. Cantam-se de porta em porta cânticos alusivos a esta época. Conta a lenda que a Capela de Nossa Senhora do Tojo foi construída para albergar a imagem da Virgem encontrada por um pastor, entre tojos e que a imagem voltava sempre ao local de
aparição. A Capela tem inscrito numa das paredes a data de 1139, presumindo-se que esta romaria tenha mais de 800 anos. Anualmente realiza-se a romaria ao Santuário de Nossa Senhora do Tojo. Nessa ocasião é realizada uma missa, seguida de uma procissão.

Associações
AJAF Souto
SRS Souto
ACDR Atalaia
SCRCM Carreira do Mato
AMIMATO Carreira do Mato
GCRDCG Cabeça Gorda
ACSRB Bairro Fundeiro
ARCABIS Bioucas

Área – 44.68 km2
Habitantes – 859
Localidades – Aldeia do Mato, Pucariça, Medroa, Carreira do Mato, Cabeça Gorda, Bairro Cimeiro, Bairro Fundeiro, Vale de Chões e Vale Manso. Souto, Atalaia, Bioucas, Carregal, Maxieira, Quinta e Ribeira da Brunheta.