A freguesia

Freguesia a norte do concelho de Abrantes, rodeada pelos concelhos de Constância e Tomar, assim como pelos rios Zêzere e Tejo. Daqui podem-se deslumbrar bonitas paisagens, passar momentos de descanso no Hotel Segredos do Vale Manso assim como no Parque de Campismo de Martinchel. Fazer boas caminhadas onde ainda se vêm as lides do campo de alguns habitantes. Também pode desfrutar das águas límpidas do Zêzere onde se pode fazer canoagem.

História
De acordo com a lenda, o nome Martinchel teve a sua origem num jovem mouro que abandonou a casa dos seus pais e partiu com as tropas de D. Afonso Henriques. Conta-se que teve um papel muito importante na conquista de Santarém. D. Afonso Henriques, como forma de compensação pela sua bravura e fé, atribuiu a toda a região o seu nome - Martim-Chel - que com o passar do tempo passou a ser Martinchel. Há no entanto, autores que defendem que o nome Martinchel deriva do primitivo orago São Martinho ou do nome de algum colono com o nome Martim ou Martinho.

A Festa
Festejos de Verão, em honra do Sagrado Coração de Jesus - final do mês de Junho (fecho da catequese)
Festa em honra de S. Sebastião - primeiro fim-de-semana de Agosto
Festa da Associação ACLAMA, segundo fim-de-semana de Agosto
Festa em honra de São Miguel - primeiro fim-de-semana de Setembro

Outras atividades (ver página de Martinchel e página da Aclama, no facebook.)
Festival do arroz e pataniscas. (Associação  ACLAMA). Março
Aniversário da Associação ACLAMA. Maio.
Sardinhada da Fábrica da igreja, Maio. Sardinhada da ACLAMA em junho.
Festival da Açorda em outubro, ACLAMA.
Feira das Sopas, F. da igreja Novembro.

Área – 17.1 km2
Habitantes – 623
Localidades – Martinchel, Alagôa, Almoinha Velha, Arneirinho, Casal do Rei, Casal da Figueira, Casal da Serra, Giesteira, Mouchões, Outeiro e Vilelas.