A freguesia

Caros amigos e amigas.
É com orgulho e satisfação que me dirijo a todos com estas breves palavras.
A localidade de Pego, é uma das Freguesias mais antigas do Concelho de Abrantes, conhecida por “Aldeia das Casas Baixas”. Conta atualmente com cerca de 2.500 habitantes que, em conjunto, procuram sempre uma melhoria contínua desta típica aldeia. É com muito gosto que eu, na qualidade de presidente de junta, e o meu executivo, desempenhamos a nossa missão. É um trabalho que procuramos seja de simplicidade e proximidade para com todos os pegachos.
Para isso é de fundamental importância o dia a dia para a resolução dos problemas e ultrapassar as dificuldades. Saindo da sede do concelho, Abrantes, em direção a Portalegre pela EN118, encontramos esta típica e acolhedora aldeia, onde podemos desfrutar do artesanato local, da beleza típica das casas baixas, da igreja de Santa Luzia, dos belos petiscos e passear pelo Largo do Cruzeiro, ponto de encontro para muitas pessoas que por aqui passam. Desde sempre se disse que os pegachos são lutadores e muito unidos. Vamos continuar com a tradição e mostrar a nossa diferença, o nosso orgulho, pois só com orgulho podemos lutar pela nossa terra e fazer dela aquilo que sempre quisemos, que seja uma aldeia de gente de garra. Que os jovens possam dizer nas escolas, nas universidades que são do Pego, uma aldeia pequena, mas de muitas tradições.
E termino com a velha frase
“ Já que no Pego tivemos que nascer somos Pegachos até morrer”
Bem-haja a todos!

Maria Florinda Fontinha de Sousa Salgueiro

História
É uma das Freguesias mais antigas do Concelho, já se conhecendo a sua existência em 1332. Quem sai de Abrantes para Portalegre pela E. N. 118, na margem esquerda do Tejo, depressa sobe da Ribeira de Coalhos para o Pego, que fica num pequeno planalto, e logo repara nessa marca de casas baixas e garridas. Primeiro sinal de uma terra com marcas de identidade específica. As casas e o rancho, os petiscos e o falar típico, são quatro cartões-de-visita do Pego. Quatro como as letras do nome.

Símbolo
O brasão e a bandeira do Pego foram publicados no Diário da República, III Série de 18 de Junho de 2001 e têm a seguinte descrição:
Brasão - Escudo de azul, com casa térrea de prata, aberta de verde e coberta de vermelho; em chefe, ramo de oliveira de ouro, frutado do mesmo; campanha de burelas ondadas de prata e azul. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “PEGO-ABRANTES“.

Bandeira - Retângulo amarelo de proporção 3:2, tendo no centro o brasão de armas.

Estandarte - Quadrado amarelo com cordões e borlas de ouro e azul, tendo no centro o brasão de armas. Haste e lança de ouro.

A Festa
Festejos populares - primeiro e segundo fim-de-semana de Agosto
Homenagem a Nossa Senhora do Rosário - 15 de Agosto
Dia de Santa Luzia – Padroeira do Pego – 13 de Dezembro

Área - 36.08 km2
Habitantes – 2431 (censos 2011)
Localidades - Pego e Coalhos.