A freguesia

Bem-vindo(a) ao portal da Freguesia de Rio de Moinhos.
As novas tecnologias ocupam, cada vez mais, um papel importante na nossa sociedade. O executivo da Junta de Freguesia tem consciência deste novo desafio e em parceria com a Câmara Municipal de Abrantes, pretende chegar mais perto dos cidadãos.
Neste portal poderá ver as informações mais importantes da freguesia.
Boa navegação!

Rui André

História
Primitivamente designado por Ribeira dos Moinhos, nome adquirido pelas numerosas azenhas e moinhos que existiam - e existem – em todo o curso da ribeira que, através de um fértil e rico vale, com aproximadamente 8 km, vem lançar-se no Rio Tejo.
Ignora-se a data da sua fundação. Pela localização à beira Tejo, admite-se que os primeiros habitantes fossem pescadores.

Orago / Padroeira
Santa Eufémia

As Festas
Procissão das Fogaças – Setembro
Procissão dos Passos – Domingo de Ramos
Procissão do Corpo de Deus (com a presença da Filarmónica Riomoinhense) – Junho
Festejos dos Santos Populares – vários lugares da freguesia (fogueira e sardinhas)
Festa da Pucariça – Junho
Festa de Amoreira e de Rio de Moinhos – Agosto
Encontro Nacional dos Rio de Moinhos de Portugal (Concelhos de Abrantes, Aljustrel, Arcos de Valdevez, Borba, Penafiel e Sátão) – 1º Fim-de-semana de Julho
Feira da Doçaria e do Artesanato (Freguesias do Norte do Concelho de Abrantes) – Julho
Almoço convívio entre todos os Riomoinhenses - 1º Sábado de Setembro

Área – 20.06 km2
Habitantes – 1199
Localidades – Rio de Moinhos; Amoreira; Pucariça; Aldeinha; Arco; Braçal.