Lazer

Percurso em S. Miguel do Rio Torto
Ao entrar nesta freguesia visite a Capela de São Miguel, com as interessantes esculturas do século XVI da Santíssima Trindade e de São Miguel "trajado à moda do meado do século, com gibão de mangas golpeadas, meias calças". Ao sair da capela, subindo, encontra uma escola do lado direito. Pare para observar a paisagem sobre o Vale do Rio Torto. Ao entrar no centro da freguesia é possível observar casas com arquitetura característica: casas térreas, pequenas, com uma ou duas janelas, portas com postigos que permitem a entrada de alguma claridade, fachadas caiadas e tiras em amarelo ou azul junto às portas e às janelas, pia ou poial no lado exterior para o convívio entre a população, entradas decoradas com baús e cantareiras (louceiros). Na parte mais antiga de São Miguel do Rio Torto foi edificada a Capela de Nossa Senhora da Conceição, a qual tem no seu interior uma bela escultura em jaspe do século XIX. O Fortim do Caneiro situa-se a 134 metros de altitude e foi um reduto militar do século XIX, que fazia parte da praça-forte de Abrantes. Deste local é possível admirar uma bela paisagem sobre o rio Tejo e a freguesia do Rossio ao Sul do Tejo.

Onde parar em S. Miguel do Rio Torto
Restaurante Passarinho â€“ T. 241 866 012
Restaurante Vicente – T. 241 866 145
Casa de Pasto Sardinha – T. 241 866 174
Café Santos – T. 241 333 452
Night´s Bar – T. 241 866 423
ETC Café Pensão Duarte – T. 241 333 151

Percurso em Rossio ao Sul do Tejo
Ao entrar em Rossio ao Sul do Tejo, vindo por Abrantes, da ponte rodoviária é possível observar a ponte ferroviária, os Mourões - conjunto de pilares de uma antiga ponte de barcas do século XIX, classificado como imóvel de interesse público, o hipódromo e o parque de merendas. Já na freguesia, se possível, pare o carro e deambule pelas ruas do Centro Histórico. A caminho dos Mourões descubra o coreto localizado numa bonita praça. Junto aos Mourões encontra um antigo lavadouro, a Fonte dos Touros. O Jardim General Godinho, a caminho da igreja matriz, é também um local aprazível. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição tem duas naves, o altar-mor data de 1829, altura da construção da Igreja. Os dois altares laterais são oriundos do Convento da Graça em Abrantes. O altar-relicário, do lado do evangelho, tem 25 nichos e várias imagens. De realçar a imagem de Nossa Senhora da Piedade, escultura de pedra do século XVII. Do lado da epístola, ao centro do retábulo, encontra-se um crucifixo com o Nosso Senhor dos Aflitos, escultura em madeira do princípio do século XVIII. Espalhadas pela freguesia existem algumas casas senhoriais, como por exemplo, a Casa Senhorial da Família Almeida Beja, Quinta das Amendoeiras e Quinta das Amoreiras. Como locais de divertimento, aconselha-se a prática de Kart, no Kartódromo de Abrantes, do hipismo na Quinta da Feiteira e da Canoagem na Estação de Canoagem.

Onde Parar em Rossio ao Sul do Tejo
Churrasqueira Pérola do Tejo – T. 241 333 798
Restaurante Vera Cruz – T. 241 333 250
Restaurante o 53 – T. 241 331 407