A freguesia

Como diz a lenda, o nome Tra­magal tem origem nas tra­magas – pe­quenas moitas de ar­busto es­pon­tâneo, da fa­mília das ta­ma­rá­ceas, com al­gumas pro­pri­e­dades me­di­ci­nais.
Conta a his­tória que a Rainha D. Le­onor, es­posa do rei D. João II, quando ia a ca­minho de uma festa, teve que atra­vessar o Ri­ba­tejo e, ao passar por esta lo­ca­li­dade terá ex­cla­mado “ mas que grande tra­magal “.

É fre­guesia desde 24 de ggjunho de 1754 e vila desde 03 de julho de 1986

Co­nhe­cida como Vila Con­vívio
Aten­dendo aos seus inú­meros con­ví­vios; ins­pe­ções mi­li­tares, grupos ono­más­ticos, ani­ver­sá­rios das vá­rias as­so­ci­a­ções e co­le­ti­vi­dades, ficou co­nhe­cida como Vila Con­vívio.

Vida As­so­ci­a­tiva
Nesta Fre­guesia existem 19 as­so­ci­a­ções das mais va­ri­adas uti­li­dades ( hu­ma­ni­tária, des­por­tiva, cul­tural, re­cre­a­tiva, etc.. ), fazem desta Vila um polo de de­sen­vol­vi­mento as­so­ci­a­tivo como não há no Con­celho de Abrantes; des­ta­camos no en­tanto a S.A.T. – So­ci­e­dade Ar­tís­tica Tra­ma­ga­lense, fun­dada em 1901.

As Festas

Junta de Freguesia – Elevação a Freguesia – 24 de Junho
T.S.U. – Tramagal Sport União
S.U.C. – Sociedade União Crucifixense – ultimo fim semana de Junho