Jornadas da Educação

As Jornadas da Educação no concelho de Abrantes abriram as portas no dia 04 de outubro de 2019, com a realização da sessão de abertura no auditório do Parque Tejo, no Rossio ao Sul do Tejo, com as boas vindas pelo Presidente da Câmara.

Para Manuel Jorge Valamatos, a Educação é “o pilar essencial do futuro”, salientando a importância do trabalho em parceria com as comunidades educativas. Tendo em conta as preocupações que os empresários locais lhe têm manifestado, o presidente abordou a questão da falta mão-de-obra especializada, tendo sublinhado que “Urge voltar a reequilibrar os processos educativos, com pessoas mais preparadas para processos laborais”.

As jornadas decorrem ao longo do mês de outubro. Abordarão temas diversos e de forma descentralizada pelo concelho. A vereadora da educação, Celeste Simão, explicou que a intenção é “ir ao encontro das pessoas e das comunidades educativas”. Envolve as escolas na materialização de uma importante articulação institucional, consagrada no Projeto Educativo Municipal.

Seguiu-se um painel sobre o papel do ensino profissional e do ensino superior, moderado pela diretora da ESTA, Sofia Mota e com as presenças de Samuel Pereira, diretor da subdelegação do Centro de Emprego e Formação Profissional do Médio Tejo e dos jovens abrantinos Joana Borda D'Água, Tomás e Afonso Pereira da Silva.

Este ano sob o mote “A educação ao longo da vida”, as Jornadas de Educação de Abrantes pretendem ser um espaço de reflexão e debate onde se dinamizam diversas iniciativas como a entrega dos Prémios de Mérito a Alunos do Ensino Secundário e Profissional, aos Parlamentos Criança/ Sénior/Jovem ou ainda a realização do Conselho Municipal da Educação, também aberto à participação da comunidade.

Os temas agendados para estas Jornadas vão desde o cuidado para a educação e o papel do ensino profissional e ensino superior, à aprendizagem em adulto e à liderança pedagógica, ou ainda a importância de brincar.

As atividades são abertas à comunidade em geral.

Programa:

DIA 11//18:30
Auditório da Escola Sec. Manuel Fernandes
Entrega dos Prémios de Mérito aos melhores alunos dos ensinos secundário e profissional

Momento musical com alunos da ESMF

DIA 16//16:00
Edifício Pirâmide
Conselho Municipal da Educação aberto à comunidade
Educação em Abrantes — Que Futuro?
Valdemar Almeida - Universidade Católica do Porto

DIA 17//20:30
Centro Escolar de Tramagal
O que é ensinar Adultos - O que é aprender em Adulto
Representantes do IEFP — Instituto Emprego e Formação Profissional; UTIA — Universidade da 3.º Idade de Abrantes; UTIT — Universidade da 3.º Idade do Tramagal; ESTA — Escola Superior Tecnologia de Abrantes; CLA — Universidade Aberta
Moderadora Celeste Simão, Vereadora da Câmara Municipal de Abrantes

Transporte gratuito pelas 19:30, no Largo 1.º Maio. Sujeito a inscrição através do site www.cm-abrantes.pt

DIA 18//20:30
Parque de S. Lourenço
Noite de Quiz — Famílias

DIA 22//20:30

Auditório da ESTA
Inteligência Emocional - O impacto na educação.
Susana Domingos

DIA 23//18:30
Centro Escolar de Bemposta
A Importância de Brincar