Educação: Prémios de Mérito

A entrega dos Prémios de Mérito aos melhores alunos do ensino secundário e profissional do concelho de Abrantes, referentes ao ano 2018/19, realizou-se na sexta-feira, 11 de outubro de 2019, no auditório da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, este ano no âmbito das Jornadas da Educação.

A Câmara de Abrantes e a Tejo Energia asseguram anualmente a parte financeira correspondente aos prémios, enquanto as escolas envolvidas desenvolvem o processo de seleção dos alunos, sendo que a regra do apuramento é a obtenção da melhor média. As regras deste prémio anual estão vertidas num protocolo estabelecido entre todas as entidades envolvidas. Pretende-se valorizar o empenho, traduzido o mérito e a excelência dos resultados escolares. Cada um dos quatro alunos recebe um prémio de 1.250 euros.

Alcino Hermínio, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Fernandes falou em nome dos diretores das escolas envolvidas, tendo sublinhado a importância dos professores e dos assistentes durante o percurso escolar dos alunos.

Já Beatriz Milne, presidente executiva da Tejo Energia, expressou o empenho da multinacional localizada no Pego, Abrantes, em continuar a apoiar este prémio pela importância que se reveste na formação dos jovens porque “o futuro de Portugal e o futuro da Europa depende de gente muito bem preparada”.

Em representação da Câmara de Abrantes, usou da palavra a vereadora da educação que destacou a importância do trabalho em rede para o desenvolvimento do projeto educativo municipal. Aos pais dos alunos premiados, Celeste Simão pediu para que: “sintam sempre orgulho nos vossos filhos, motivem-nos, para que essencialmente sejam boas pessoas”.

A cerimónia iniciou e finalizou com momentos musicais por alunos do curso básico de música da Escola Manuel Fernandes (orquestra de cordas e orquestra de sopros).

Os alunos de Mérito 2018/19 são:
Diogo Filipe da Costa Reis - Ensino Secundário - E.S.c/2.ª e 3.º CEB Dr. Manuel Fernandes;
Pedro Miguel Marques Sousa – Ensino Secundário, Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias - E.S. Dr. Solano de Abreu;
Pedro Afonso Correia de Sousa – Ensino Profissional, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos - E.S. Dr. Solano de Abreu;
David Gomes Moniz – Ensino Profissional, Técnico de Gestão Equina - Escola Profissional Desenvolvimento Rural de Abrantes.