Defesa do aeroporto de Tancos

Na reunião de Câmara de 18 de fevereiro, foi aprovada, por maioria, uma Moção da CIMT - Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, que defende o aeródromo de Tancos como infraestrutura aeronáutica essencial para a região do Médio Tejo e para o interior do país.

A Moção, aprovada por unanimidade pelo Conselho Intermunicipal do Médio, constituído pelos presidentes das Câmaras que integram a CIMT, propõe que seja realizada a recolha de estudos realizados no passado para a implementação de um aeroporto regional civil-militar; procurar apoio institucional por parte das comunidades intermunicipais de proximidade regional (Lezíria e Beiras e Alto Alentejo) e empenhar-se junto do governo central para a realização, “quanto antes” de estudos “para a criação de remodelação ou construção de novas infraestruturas tendo em vista o desenvolvimento da região e da coesão nacional contribuindo, assim, para atenuar assimetrias de desenvolvimento nas zonas de baixa densidade”.

A Moção será submetida à aprovação da Assembleia Municipal.

À margem da votação, o Presidente da Câmara afirmou ser “um defensor determinado” do aproveitamento do Aeródromo de Tancos para a implementação de um aeroporto regional pelas “excelentes condições estruturais e toda uma linguagem de envolvência capaz de dar uma resposta importante para a região e para o país”. Manuel Jorge Valamatos evidenciou a sua posição pela centralidade geográfica e pelo facto do polígono militar de Tancos possuir servidões aeronáuticas, pelo que considera que Tancos “reúne condições para poupar muitos milhões de euros servindo os interesses e os desígnios do país”.