FINAbrantes – Programa de Apoio a Coletividades

A Câmara Municipal de Abrantes aprovou, no  dia 12 de maio, as candidaturas  ao Programa do FINAbrantes – Programa de Apoio a Coletividades do Concelho de Abrantes, nas medidas de apoio a atividades nos âmbitos cultural, social, juventude, sociais e eventos diversos, num total de no montante global de 331.074,42€ (+2% do que em 2019/2020).

O referido montante reparte-se pelas diversas medidas, nos seguintes termos: Medida 1 - Cultura - 129.148,00€; Medida 3 - Juventude - 16.847,60€; Medida 4 - Social - 99.658,49€; Medida 5 - Eventos - 85.420,31€.

Somando a verba relativa ao apoio à atividade desportiva no concelho, no valor total de 195.752,65 euros, já contratualizada, a Câmara Municipal de Abrantes coloca ao serviço do movimento associativo do concelho mais de meio milhão de euros.

É expectável que ao longo do ano aconteçam alguns acertos especializados, uma vez que alguns eventos expressos nas candidaturas poderão ser cancelados ou adiados por via das medidas de contenção à COVID-19.
QuEBRAEste apoio municipal anual reflete a vitalidade do movimento associativo no concelho de Abrantes, sendo pilares fundamentais de coesão social e do apoio aos interesses e necessidades das comunidades locais.

Entretanto, foi também aprovado o início do procedimento para alteração do regulamento do FINAbrantes para o ajustar em função da realidade atual das diversas áreas apoiadas, como por exemplo alguns imperativos legais, uma vez que o regulamento em vigor data de 2012. A intenção é também acrescentar uma nova medida de apoio ao investimento para conservação e beneficiação de infraestruturas das coletividades e à aquisição de equipamentos e de viaturas para suporte às suas atividades.