Apoio a Estrutura Residencial para Idosos

O Presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes, Alberto Margarido, assinaram no dia 08 de julho de 2020, um contrato de apoio a Projetos Empresariais de Interesse Municipal, através do qual a autarquia vai apoiar a construção de uma ERPI - Estrutura Residencial para Idosos.

O investimento da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes nesta nova resposta social é superior a um milhão de euros. A Câmara Municipal concede um apoio de 31 mil €, correspondente à isenção de taxas municipais, tendo em conta a importância social deste investimento privado e os 14 postos de trabalho que o mesmo vai criar.

Manuel Jorge Valamatos referiu “ser uma honra” poder colaborar na valorização deste projeto social da maior importância porque, adiantou, “os idosos nos merecem uma preocupação a todo o tempo, pelo que ainda precisamos de fazer muito trabalho para proteger as pessoas com mais idade, contribuindo para uma melhor qualidade de vida”.

Já Alberto Margarido salientou o facto deste projeto ter sido sonhado há já vários anos, tendo agradecido a disponibilidade da CMA para mais uma parceria com a Santa Casa, “estamos a trabalhar no mesmo sentido”. Referiu ainda que este projeto vem ajudar a centralizar alguns serviços e a melhorá-los.

Seguiu-se uma visita à obra de construção da futura Estrutura Residencial para Idosos, infraestrutura vocacionada para alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, para pessoas idosas em situação de risco ou de perda de autonomia, beneficiando de atividades de apoio social e cuidados de saúde.

O edifício com três pisos, com capacidade para acolhimento de 32 utentes, está a ser construído em terreno localizado na traseira do Lar-Hospital da Misericórdia, na parte virada para a encosta sul, com vista sobre o Tejo e o Aquapolis.

IMG 0269

IMG 0296