COVID-19: Centro de testes no Tecnopolo

O centro de testes à Covid-19, espaço em que os utentes são avaliados sem saírem do automóvel, que estava instalado na Unidade Hospitalar de Abrantes, foi transferido para um dos pavilhões inativos nas instalações da antiga Quimigal, no Tecnopolo do Vale do Tejo.

Uma mudança provocada pelas elevadas temperaturas que se fazem sentir na região e que dificultam o uso dos equipamentos de proteção individual pelos profissionais de saúde, pois as tendas estavam expostas ao sol durante todo o dia.

Com o apoio da Câmara Municipal, foi possível ao Centro Hospitalar do Médio Tejo encontrar uma solução que resguarda os profissionais de saúde e os utentes. A autarquia cedeu as instalações para o efeito e realizou os arranjos necessários para a colocação das tendas e equipamentos para que as equipas possam realizar as colheitas para o teste à Covid-19 em melhores condições, nomeadamente, face às recentes condições climatéricas.

O Drive-thru é dirigido a doentes portadores de Covid-19 em isolamento no domicílio; a casos suspeitos; a doentes portadores de outras patologias e a outros casos encaminhados pelos cuidados de saúde primários.

O acesso ao centro de testes é feito, sempre após marcação prévia, através da entrada que está devidamente sinalizada, sendo que os utilizadores não devem sair do veículo, pois o teste é efetuado com as pessoas no interior da viatura. É proibida a circulação a pé no interior das instalações.

Em comunicado, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo agradece à Câmara Municipal de Abrantes todas as facilidade concedidas para a transferência do Drive-thru, registando o empenhamento pessoal do senhor presidente da Câmara para que fosse encontrada a melhor solução, pensando no minimizar dos efeitos do calor sobre os profissionais de saúde e utentes.