Autarquia aumenta aposta na Educação como pilar fundamental da sua estratégia

A Câmara Municipal de Abrantes anunciou esta quinta-feira, dia 10, durante a cerimónia de Receção aos Professores, que vai manter a educação como um pilar fundamental da sua estratégia e, assim, efetuar um investimento próximo dos cinco milhões de euros no ano letivo 2020-2021.

Na Receção aos Professores, realizada no Parque Urbano de S. Lourenço, em Abrantes, que contou a presença do Professor e Diretor Adjunto na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, José Matias Alves, para debater os “Novos Desafios da Educação em Abrantes”, o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Jorge Valamatos clarificou que “a educação é um pilar de tal forma importante para Abrantes, que nos últimos dez anos investimos perto de 30 milhões em infraestruturas e numa série de outras coisas como apoios às famílias, atividades extracurriculares ou transporte escolar. Pelo contexto que vivemos e, para este ano letivo, demos prioridade à tomada de todas as medidas possíveis perante a COVID-19. Focamo-nos em força no apoio às famílias e à comunidade educativa e, por fim, estamos a procurar fazer uma transferência de competências que seja muito positiva para a comunidade educativa. Não podemos deixar ninguém para trás”.

No apoio mais direto às famílias, a Câmara Municipal de Abrantes vai fazer um investimento de 1,6 milhões de euros em refeições escolares, transporte escolar, atividades de animação e apoio à família no pré-escolar, atividades de enriquecimento curricular e auxílios económicos.

Já na Comunidade Educativa vai ser dada continuidade aos prémios de mérito, ao enriquecimento de competências com o projeto T-Code/ Competências Digitais, Projeto Educativo Municipal e o Projeto Amigos do Ziki bem como às bolsas de estudo para o ensino superior. O investimento rondará os 100 mil euros.

O investimento nas Escolas vai contar com o maior investimento deste ano letivo pela transferência de competências do governo, perto de três milhões de euros, que serão usados na manutenção do parque escolar e na gestão e funcionamento diário. O processo de transferência de competências ainda não está encerrado, tendo indicado Manuel Jorge Valamatos que “Câmara Municipal de Abrantes querer ir mais longe, sendo, portanto, provável, que este investimento na Educação cresça ainda este ano letivo”.

Em paralelo e como forma de boas-vindas, a Câmara Municipal de Abrantes irá a oferecer no arranque deste ano letivo um kit de boas-vindas aos alunos com um panamá (para as crianças do pré-escolar) e álcool-gel (a partir dos 6 anos), uma agenda aos professores e casacos ao pessoal não-docente, ao mesmo tempo que está a ser distribuído um kit de material didático, em todas as escolas do primeiro ciclo.

Sendo a educação um pilar fundamental, para além das medidas atrás mencionadas, o município de Abrantes vai ainda a apostar em novas infraestruturas educativas, nomeadamente, as futuras Escola Básica e Secundária Octávio Duarte Ferreira no Tramagal e a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes a instalar no TAGUSVALLEY – Parque Tecnológico do Vale do Tejo, que perfazem um investimento adicional de 4,5 milhões de euros.

Todo o investimento passado, presente e futuro mostra a nossa missão e visão para o setor da educação em Abrantes, que passa por dar as melhores condições de todos aqueles que fazem parte da comunidade educativa, alunos, famílias, professores e pessoal não docente. Só através da verdadeira aposta na formação e qualificação das crianças e jovens, investimento continuo nas infraestruturas escolares e uma relação estreita com toda a comunidade educativa é que estaremos capacitados para explorar todo o potencial de Abrantes”, concluiu Manuel Jorge Valamatos.

11.09.2020

F75A1211