Apoio às JF para transportes escolares

A Câmara de Abrantes aprovou na reunião de 15 de setembro, o montante de 153.302,60€ , para celebração de Contratos Interadministrativos com seis juntas de freguesia para suporte financeiro à realização de transportes escolares durante o ano letivo 2020/2021, que inclui também as deslocações às consultas do programa de saúde oral ou para participação noutras atividades fora do contexto de sala de aula, desde que organizadas pela Câmara.

A par dos circuitos especiais de transportes escolares, concessionados a entidades privadas, a Câmara conta também com a imprescindível colaboração das juntas de freguesia que disponham de viaturas adequadas, nomeadamente de acordo com a lei do transporte coletivo de crianças.

A Câmara de Abrantes vê nesta solução a possibilidade de haver uma maior proximidade entre as escolas e as famílias, proporcionando ao mesmo tempo um maior bem-estar às crianças. Para criar as melhores condições para o desenvolvimento dessa prática, o Executivo Municipal definiu uma estratégia, a longo prazo e de forma gradual, através do apoio financeiro para substituição das viaturas. Exemplo disso foi o apoio à aquisição de novas viaturas pela Junta de Freguesia de Bemposta, em 2019 e pela Junta de Freguesia do Tramagal, em 2020.

Os contratos interadministrativos para realização de transporte escolar são celebrados com as seguintes Juntas de Freguesia:

- União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede:26.212,30€;

- União de Freguesias de Alvega e Concavada: 17.986,00€;

- Junta de Freguesia de Bemposta: 82.834,20€;

- Junta de Freguesia de Carvalhal:9.180,00€;

- Junta de Freguesia de Rio de Moinhos:6.205,00€;

- Junta de Freguesia de Tramagal: 10.885,10€.

21.09.2020