Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo

A Câmara de Abrantes aprovou hoje, dia 26 de janeiro de 2021, a proposta de regulamento do Prémio Municipal Maria de Lourdes Pintasilgo que será agora submetida à aprovação da Assembleia Municipal.

O Prémio, concedido de dois em dois anos, com início no ano 2021, destina-se a distinguir entidades públicas e/ou privadas do concelho de Abrantes que implementem boas práticas na integração de medidas de promoção da igualdade de género, quer na sua organização ou no seu funcionamento, desde que estimulem a promoção da Igualdade e não Discriminação entre homens e mulheres, nomeadamente na conciliação da vida profissional, familiar e pessoal e na proteção da maternidade e paternidade.

Segundo o regulamento, o prémio consistirá na atribuição de um montante pecuniário no valor de 500,00€, sendo também atribuído um certificado de mérito a confirmar que a entidade é reconhecida como um dos melhores locais do concelho de Abrantes para trabalhar no que diz respeito a igualdade de género e não discriminação.

Figura incontornável do panorama cultural, social e político português, Maria de Lourdes Pintasilgo nasceu em Abrantes a 18 de janeiro de 1930, cidade onde viveu até aos 12 anos. O seu percurso começou a diferenciar-se quando se formou em Engenharia, durante os anos 50 do século XX. Ligada aos movimentos estudantis católicos, entrou na vida política antes da revolução de 1974, foi a primeira mulher secretária de Estado, a primeira a assumir uma pasta ministerial, única primeira-ministra, primeira embaixadora e primeira mulher a candidatar-se à Presidência da República.

26.01.2021

mlp 7