Rotunda no acesso ao Hospital

Na reunião de Câmara realizada no dia 09 de fevereiro de 2020, foi aprovado, por unanimidade, o projeto de execução e o lançamento da empreitada de construção de uma Rotunda no acesso ao Hospital, na interseção da Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro (estrada do Ciclo) com a Avenida Dr. Santana Maia (via de ligação à Av. do Paiol) e o Largo Eng.º Bioucas que dá acesso ao edifico do Hospital.

O preço base da empreitada é fixado em 758.767,19 € e o prazo de execução previsto é de 150 dias.

Pretende-se com esta intervenção anular os constrangimentos de trânsito e facilitar as condições de circulação, de acessibilidade e de estacionamento junto ao Hospital e no acesso ao Centro Histórico de Abrantes, nomeadamente: Esplanada 1º de Maio; Mercado Municipal; Unidade de Saúde Familiar; Loja de Cidadão e a toda a área de comércio tradicional.

O Vereador João Gomes explicou que, a par da construção da rotunda - intervenção prevista no PUA – Plano de Urbanização de Abrantes -, serão requalificadas as bolsas de estacionamento de apoio ao Hospital, que ficarão “unidas”, passando a dispor de 151 lugares (+ 21 do que atualmente). Serão também disponibilizados mais quatro lugares reservados a pessoas com mobilidade reduzida, para além de se manterem os seis lugares para serviço de táxis. As duas paragens de autocarros serão transformadas e está também prevista a melhoria da iluminação pública. Será ainda melhorada a organização do trânsito, nomeadamente no cruzamento da Avenida Dr. Santana Maia com ligação ao Bairro Municipal e ao Vale da Fontinha e, no futuro, na via de acesso à escola Manuel Fernandes.

Para o Presidente da Câmara, a requalificação da entrada/saída sul da cidade é uma obra “estruturante e decisiva” para a cidade e para o concelho, por se tratar de um nó rodoviário estratégico que permite a ligação ao Vale da Fontinha, mas também na ligação às Barreiras do Tejo e Rossio ao Sul do Tejo, tendo ainda anunciado que em breve será realizada uma empreitada de requalificação da estrada de ligação Abrantes/Barreiras do Tejo (A Avenida do Paiol).

Quanto à construção da Rotunda junto ao Hospital, Manuel Jorge Valamatos explicou que a empreitada só avançará quando a atual situação de pandemia estiver estabilizada e resolvida, incluindo os constrangimentos socioeconómicos inerentes.

10.02.2021

IMG 5109