CENSOS começam em abril e Juntas de Freguesia apoiam no preenchimento

Os CENSOS, a maior operação estatística nacional, que se realiza de dez em dez anos e é da responsabilidade do Instituto Nacional de Estatística (INE), vai arrancar no próximo mês de abril e tem como objetivo “contar” todos os cidadãos e famílias residentes no território nacional e todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação.

Em ano de pandemia, o processo de recolha de informação vai ser diferente: a partir de 5 de abril, vai receber uma carta do INE com os códigos necessários para responder aos Censos 2021 através da internet. A resposta aos inquéritos na internet poderá ser feita a partir de 19 de abril e deverá ser concluída até dia 3 de maio. Pode responder através de um computador, tablet ou smartphone com ligação à internet.

Para responder através da internet deverá aceder a censos2021.ine.pt e digitar os códigos e password indicados na carta que recebeu do INE. Responda às perguntas e quando terminar, selecione “Entregar”.

Para os casos em que a população não tem disponibilidade para responder pela internet, as Juntas de Freguesia do Concelho de Abrantes vão dar apoio neste sentido, ajudando no preenchimento dos inquéritos online.

Para determinados grupos da população, nomeadamente com dificuldades em responder e que não possam deslocar-se às Juntas de Freguesia, vai ainda ser possível dar as respostas telefonicamente.

Os Censos 2021, essenciais para definir o futuro do país, comportam dois recenseamentos: o XVI Recenseamento Geral da População e o VI Recenseamento Geral da Habitação.

Salientamos que a resposta aos inquéritos feitos pelo INE é obrigatória. Nesta operação de recolha de informação estão envolvidas 15 mil pessoas, dos quais 11 mil são recenseadores.

Datas:
5 de abril de 2021 – os cidadãos começam a receber pelo correio cartas do INE com os códigos de acesso para responder aos inquéritos via internet
19 de abril de 2021 – início das respostas aos questionários através da internet. (Solicita-se que as respostas através da internet possam ser dadas até dia 3 de maio de forma a evitar que os recenseadores se desloquem pessoalmente à habitação)

16.03.2021