CMA e SMA reforçam medidas de poupança do uso da água

Atendendo à situação de seca extrema nacional, a Câmara Municipal e os Serviços Municipalizados de Abrantes vão reforçar as medidas de poupança do uso da água da rede pública e a otimização dos recursos hídricos. O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara, hoje, durante a reunião do Executivo, tendo Manuel Jorge Valamatos afirmado que a fiabilidade dos sistemas ainda garante em condições normais o abastecimento a toda a população do concelho, mas perante o novo contexto nacional de seca, tendo destacado a situação da albufeira de Castelo do Bode, urge a necessidade de implementar medidas extraordinárias e preventivas.

Do conjunto de ações a colocar em prática, destacam-se:

• Reforçar a redução dos tempos de rega em espaços verdes para o tempo estritamente necessário à sobrevivência das plantas, sendo que os de maior dimensão (em parques urbanos e as 102 hortas comunitárias) já são regados a partir de furos de captação. Todos os espaços verdes dispõem de sistemas de rega automática, possuindo programadores, de modo a que os períodos de rega coincidam, maioritariamente, com as horas de menor consumo (noite) e de menor evapotranspiração.
• Continuar a redesenhar áreas verdes, agrupando as espécies segundo as suas necessidades hídricas e, sempre que possível, optar por plantas menos exigentes em necessidades hídricas, recorrendo se possível a espécies autóctones;
• Desenvolver um projeto global de captação de água de origens alternativas para usos “menos nobres” do que a água tratada, para rega de espaços verdes e, em alguns casos, para lavagens e abastecimento de veículos de combate a incêndios. Existem já distribuídos pelo concelho locais para abastecimento de veículos de combate a incêndios, evitando assim o desperdício de água tratada para consumo humano.
• Colocar contadores inteligentes nos maiores consumidores de água públicos e privados para identificar possíveis roturas ou fugas nos seus sistemas. Presentemente está a ser desenvolvido um projeto piloto de contadores inteligentes, instalado na localidade de Esteveira, que permitem a leitura automática dos contadores, bem como identificar fugas de água e controlo dos consumos nas casas;
• Continuar a substituição de condutas de ramais mais antigos e com maior percentagem de fugas;
• Diligenciar junto da concessionária Abrantáqua a implementação, o mais rapidamente possível, do projeto LIFE PHOENIX, que pretende desenvolver soluções eficientes para a produção sustentável e segura de água para reutilização a partir de águas residuais provenientes de tratamento secundário, de acordo com os novos requisitos europeus;
• Desativação total ou parcial de lagos e chafarizes ornamentais, que não possuam ainda sistemas de recirculação;
• Intensificar fiscalização dos usos da água dos fontanários públicos;
• Generalização de temporizadores, sempre que possível tecnicamente, nos sistemas de torneiras e chuveiros de edifícios sob gestão municipal (balneários, instalações sanitárias públicas, equipamentos desportivos, etc.) bem como nos fontenários públicos;
• Proibir enchimento de piscinas;
• Continuar a ampliação da rede de telegestão;
• Reforçar as campanhas de sensibilização junto da população para o uso racional da água e da energia.

Estas medidas juntam-se às ações de política estratégica, a longo prazo, iniciadas no princípio do século XXI quando foi decidido a captação e distribuição de água a partir da albufeira de Castelo do Bode. Um investimento continuo, que até ao momento já ultrapassou os 13 milhões de euros, cuja intenção é defender a eficiência hídrica e a antecipação de períodos de seca e, ao mesmo tempo, aumentando a disponibilidade e qualidade de água em todo o concelho.

Manuel Jorge Valamatos reforçou ainda que a Autarquia e os SMA continuarão a investir em campanhas de consciencialização da utilização racional da água e de forma a evitar o desperdício.

O município solicita à população que intensifique os cuidados de poupança de água da rede pública de abastecimento para consumo humano, eliminando o seu uso supérfluo e restringindo o seu consumo ao estritamente necessário. Só com a ajuda consciente e responsável de todos conseguiremos evitar constrangimentos de maior ordem.

2022.08.10