Ativ. de Enriquecimento Curricular

O Executivo Municipal aprovou no dia 6 de setembro, os acordos de colaboração com associações de pais e outros parceiros locais, com vista à operacionalização das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) durante o ano letivo 2022/23, sendo que neste ano letivo irão ser constituídas cerca de 43 turmas. O município vai investir 123.200,00€ através desses acordos.

A funcionar em todos os estabelecimentos de ensino do 1º ciclo do ensino básico, as AEC decorrem em período complementar ao da atividade letiva, das 16 às 17h00, tendo a duração de 5 horas semanais.

As AEC são atividades que, de uma forma lúdica, pretendem estimular a aquisição de competências básicas, constituindo um apoio às escolas, aos alunos e particularmente às famílias, adaptando os tempos de permanência dos alunos na escola às necessidades dos núcleos familiares, não sendo uma extensão das aulas ministradas no horário letivo. Estas atividades de caracter eminentemente lúdico (artes criativas; artes tradicionais; jogos tradicionais; atividade física; ciências experimentais; teatro; etc.) são disponibilizadas gratuitamente pelo Ministério da Educação. Os encarregados de educação podem optar, ou não, pela sua frequência, já que a mesma não é obrigatória.

A Câmara Municipal constitui-se como entidade promotora deste programa, estando a sua operacionalização a cargo de associações de pais ou associações locais. As atividades são programadas em diálogo e articulação com os dois agrupamentos de escolas e as entidades que fazem a gestão das atividades e enquadram-se no âmbito do Projeto Educativo Municipal, nomeadamente no objetivo de fomentar a aprendizagem de atividades nas áreas artísticas, científica, cultural e tecnológica, através do aumento de 10% do número de alunos a frequentar estas atividades.  Essa preocupação está também refletida na linha de atuação da prevenção do abandono escolar, através da promoção da igualdade no acesso ao ensino.

No Agrupamento de Escolas nº 1 de Abrantes, as AEC abrangem 21 turmas. No Agrupamento de Escolas nº 2 de Abrantes chegarão a 22 turmas.
09.09.2022

atividades de enriquecimento curricular