Apoio a ERPI em Vale das Mós

A Câmara Municipal aprovou no dia 6 de outubro, por unanimidade, um apoio económico no valor de 60.000,00 €, para celebração de protocolo entre o Município e a Associação Social “a Mó e a Água” de forma a apoiar a construção de uma estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI) na localidade de Vale das Mós, designadamente na componente cozinha/lavandaria.
Esta parceria acontece no âmbito do apoio definido pela autarquia a projetos de requalificação ou construção de raiz de equipamentos para respostas sociais promovidos por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s), com candidaturas aprovadas no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), ou do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Nesse enquadramento, a Câmara tem vindo a reunir com as direções dessas instituições com o objetivo de aferir quais as maiores carências ao nível das valências que não tenham sido abrangidas pelos respetivos financiamentos, sendo que o apoio a cada uma das instituições será decidido e deliberado em função do andamento das respetivas obras.
No caso do apoio aprovado, a associação promotora apresentou candidatura ao PRR, a qual mereceu aprovação. Prevê uma capacidade da resposta social na ordem dos 56 lugares e, aproximadamente, 30 postos de trabalho. A obra a concretizar, irá permitir complementar a valência de Centro de Dia já existente e visa colmatar uma necessidade há muito sentida na União de Freguesias de S. Facundo e Vale das Mós, onde a população é maioritariamente idosa.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Jorge Valamatos, “é de toda a importância colaborar com as instituições que estão a criar condições estruturais para apoio a idosos, fornecendo os auxílios necessários para dar resposta aos investimentos de cada uma, visto que também contribuem para a dinâmica económica no Concelho, através da manutenção e na criação de novos postos de trabalho”.
11.10.2022