Saúde oral escolar


Foi renovado o protocolo de parceria do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO) para o ano letivo de 2022/2023, de acordo com a informação presente ao Executivo na reunião de 6 de outubro. Trata-se de um programa preventivo que tem a finalidade especifica de contribuir para reduzir os níveis de cárie dentária na dentição permanente dos adolescentes.
Desde o ano letivo 2008/09 que o ACES – Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo, através do Centro de Saúde de Abrantes, em parceria com o Município e os dois agrupamentos escolares do concelho, assegura o acesso do PNPSO a alunos das escolas EB1, através do protocolo para aplicação de selantes de fissura e tratamento dentário, no âmbito da saúde oral escolar. Com vontade expressa das partes envolvidas, o protocolo tem vindo a ser renovado ao longo dos anos, sempre com resultados positivos. No âmbito do protocolo, compete à Câmara Municipal assegurar o transporte das crianças, sendo que em alguns casos o mesmo é realizado pelas juntas de freguesia, através de contratos interadministrativos, na vertente dos transportes escolares. No ano letivo transato, das 159 crianças referenciadas previamente, teve como resultado o transporte de 112 alunos à consulta com a Higienista Oral, o que corresponde a uma taxa de adesão de 70%.
O gabinete de saúde oral da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Abrantes funciona no Centro de Saúde de Alferrarede.
11.10.2022

 

CMA Arquivo Gabinete de Saúde Oral



Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.