Empreitada de requalificação e reabilitação da ribeira de Rio de Moinhos

A Câmara Municipal de Abrantes aprovou no dia 10 de janeiro a despesa referente à empreitada de “requalificação de Linhas de Água – Abrantes/Reabilitação da Rede Hidrográfica da Ribeira de Rio de Moinhos”, cujo preço base foi fixado em 2.692.996,78€, acrescido de IVA.

Esta empreitada visa a requalificação ambiental e ecológica de um troço da Ribeira de Rio de Moinhos em Abrantes, junto dos aglomerados populacionais da Pucariça, Arco, Aldeinha e Rio de Moinhos no concelho de Abrantes, com soluções de engenharia natural tendo por objetivo repor as condições de serviço das infraestruturas danificadas pela passagem do fenómeno meteorológico “Elsa”, que afetou Portugal continental entre os dias 16 e 20 de dezembro de 2019, nomeadamente, pequenos açudes de rega, diversas passagens hidráulicas e pontões. A empreitada implica ainda intervenções de desobstrução, regularização dos cursos de água e controlo de cheias, incluindo a recuperação da qualidade das massas de água, a proteção dos ecossistemas, a promoção da biodiversidade e a promoção da defesa contra cheias de pessoas e bens, segundo as boas práticas de reabilitação de cursos de água com recurso à aplicação de técnicas de engenharia natural e de renaturalização do ecossistema ribeirinho.

O prazo previsto para a execução da obra será de 270 dias.

A referida empreitada tem financiamento do programa COMPETE 2020 através da candidatura apresentada pelo Município ao “Apoio à Transição Climática, Reabilitação da Rede Hidrográfica, Eixo VII-REACT-EU FEDER”, tendo sido aprovado um apoio de 2 milhões de euros.

O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, salientou que “o concurso foi lançado a 27 de dezembro e queremos receber as propostas até dia 5 de fevereiro para podermos entrar rapidamente em obra e dar robustez àquela ribeira, num traçado de mais de 5 kms”.

11.01.2023

Ribeira Rio Moinhos 2